https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16485
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
dayanabarbosapina.pdf | 1.18 MB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Santiago, Mylene Cristina | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0803555578064293 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Souza, Queila Érica Taligliatti | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4272932534849578 | pt_BR |
dc.creator | Pina, Dayana Barbosa | - |
dc.creator.Lattes | - | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-01-16T14:53:49Z | - |
dc.date.available | 2023-12-12 | - |
dc.date.available | 2024-01-16T14:53:49Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-12 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16485 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | Na atualidade, os conceitos de integração e inclusão vêm se tornando cada vez mais populares, o que contribui para ampliar a busca dos direitos dos estudantes que sofrem com barreiras de participação e de aprendizagem. No entanto, em geral, há uma falta de compreensão por parte das pessoas em relação à distinção entre esses conceitos e suas principais funções, sendo pertinente ressaltar que tanto seus significados quanto suas aplicações diferem substancialmente. O objetivo do atual trabalho é elucidar a diferença entre integração e inclusão para que pessoas interessadas no tema tenham acesso à leitura para construir novos saberes e entenderem o que realmente acontece na escola de seu familiar/amigo. A metodologia utilizada será pesquisa qualitativa, com análise documental e entrevista com alunas do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A entrevista nos apresentou diversos aspectos importantes e desafios enfrentados nas instituições de ensino quando se trata de inclusão. Nossos resultados indicam que os processos formativos precisam focar nas concepções e nas distinções que envolvem o processo de integração e inclusão praticados nas escolas. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Integração | pt_BR |
dc.subject | inclusão | pt_BR |
dc.subject | educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
dc.title | Integração ou inclusão? concepções e práticas educacionais | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia presencial - TCC Graduação |
This item is licensed under a Creative Commons License