Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16485
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
dayanabarbosapina.pdf1.18 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Integração ou inclusão? concepções e práticas educacionais
Author: Pina, Dayana Barbosa
First Advisor: Santiago, Mylene Cristina
Referee Member: Souza, Queila Érica Taligliatti
Resumo: Na atualidade, os conceitos de integração e inclusão vêm se tornando cada vez mais populares, o que contribui para ampliar a busca dos direitos dos estudantes que sofrem com barreiras de participação e de aprendizagem. No entanto, em geral, há uma falta de compreensão por parte das pessoas em relação à distinção entre esses conceitos e suas principais funções, sendo pertinente ressaltar que tanto seus significados quanto suas aplicações diferem substancialmente. O objetivo do atual trabalho é elucidar a diferença entre integração e inclusão para que pessoas interessadas no tema tenham acesso à leitura para construir novos saberes e entenderem o que realmente acontece na escola de seu familiar/amigo. A metodologia utilizada será pesquisa qualitativa, com análise documental e entrevista com alunas do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A entrevista nos apresentou diversos aspectos importantes e desafios enfrentados nas instituições de ensino quando se trata de inclusão. Nossos resultados indicam que os processos formativos precisam focar nas concepções e nas distinções que envolvem o processo de integração e inclusão praticados nas escolas.
Abstract: -
Keywords: Integração
inclusão
educação inclusiva
CNPq: Educação
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16485
Issue Date: 12-Dec-2023
Appears in Collections:Pedagogia presencial - TCC Graduação



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons