Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16484
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
nathaliamelogurgel.pdf1.32 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Literatura infantil como suporte para a desconstrução de padrões raciais
Autor(es): Gurgel, Nathália Melo
Primeiro Orientador: Santiago, Mylene Cristina
Membro da banca: Miranda, Luciana de Assis
Resumo: Este trabalho teve como objetivo relatar os processos formativos e vivências no Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), no eixo Literatura e Diferenças, do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), explicitando a importância de projetos no ambiente acadêmico. Dessa forma, buscou-se verificar os benefícios da literatura infantil no desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças, e os aspectos positivos do estabelecimento de um vínculo com o mediador e com o conteúdo no processo de aprendizagem. Ademais, constatou-se que a representatividade negra nos livros auxilia na valoração da cultura étnico-racial e contribui no processo de construção identitária. Utilizou-se um compilado de aportes teóricos e o relato de experiência das situações vivenciadas no PIBID, que teve como resultado uma mudança na forma que os alunos se enxergavam.
Abstract: This work aimed to report the formative processes and experiences in the Scholarship Program for Teaching Initiation (PIBID), in the Literature and Differences axis, of the Pedagogy course at the Federal University of Juiz de Fora (UFJF), making explicit the importance of projects in the academic environment. In this way, we sought to verify the benefits of children’s literature in the cognitive and emotional development of children, and the positive aspects of establishing a bond with the mediator and with the content in the learning process. In addition, it was found that black representation in books helps in the valuation of ethnic-racial culture and contributes to the process of identity construction. A compilation of theoretical contributions and the report of experience of the situations experienced in PIBID were used, which resulted in a change in the way students saw themselves.
Palavras-chave: Literatura infantil
representatividade
Construção identitária
PIBID
Children’s literature
representativeness
Identity construction
CNPq: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16484
Data do documento: 12-Dez-2023
Aparece nas coleções:Pedagogia presencial - TCC Graduação



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons