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dc.contributor.advisor1Azevedo, Eder Marques de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5610220882728670pt_BR
dc.contributor.referee1Andrade, Mario Cesar da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6844744184325990pt_BR
dc.contributor.referee2Leite, Rodrigo de Almeida-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7613841434879490pt_BR
dc.creatorCoelho, Henrique Messias Alves-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3212510489857315pt_BR
dc.date.accessioned2024-01-12T14:41:47Z-
dc.date.available2024-01-12-
dc.date.available2024-01-12T14:41:47Z-
dc.date.issued2023-12-05-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16473-
dc.description.abstractThis article aims to examine the effectiveness of the Law of Administrative Improbity's reform, especially regarding the requirement of specific intent as a criterion for categorizing improper conduct. Consequently, it questions whether Law No. 14,230/2021 constitutes a scenario of normative regression detrimental to holding public officials accountable for committing wrongful acts. This is an exploratory legal research based on bibliographic and interdisciplinary studies, adopting as a theoretical landmark the ideas put forth by David Moss and Daniel Carpenter (2014). It assumes the premise that the changes introduced in the subjective liability for condemnatory purposes of acts of impropriety correspond to a form of legislative capture, resulting in a flexibilizing effect on punitive power.pt_BR
dc.description.resumoEste artigo tem como objetivo realizar um exame acerca da efetividade da reforma da Lei de Improbidade Administrativa, especialmente no que diz respeito à exigência do dolo específico como critério inserido para o enquadramento da conduta ímproba. Sendo assim, é questionado se a Lei no 14.230/2021 corresponde à hipótese de retrocesso normativo prejudicial à imputação de responsabilização dos agentes públicos pelo cometimento de atos ímprobos. Trata-se de pesquisa jurídica exploratória, pautada em estudos bibliográficos e interdisciplinares, assumindo como marco teórico as ideias sustentadas por David Moss e Daniel Carpenter (2014). Nesse sentido, a pesquisa parte da premissa de que as mudanças inseridas na responsabilidade subjetiva para fins condenatórios dos atos de improbidade correspondem a forma de captura legislativa, gerando efeito flexibilizatório no poder sancionador.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador Valadarespt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICSA - Instituto Ciências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.publisher.initialsUFJF/GVpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
dc.subjectDolo específicopt_BR
dc.subjectImprobidade administrativapt_BR
dc.subjectTeoria da capturapt_BR
dc.subjectSpecific intentpt_BR
dc.subjectAdministrative improprietypt_BR
dc.subjectCapture theorypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITOpt_BR
dc.titleAspectos controversos do dolo específico na improbidade administrativa: Análise da captura legislativa no poder sancionadorpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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