https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16469
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
danielefonsecadasilveira.pdf | 248.66 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A importância da libras para alunos surdos no ensino fundamental |
Autor(es): | Silveira, Daniele Fonseca da |
Primeiro Orientador: | Santiago, Mylene Cristina |
Membro da banca: | Souza, Queila Érica Taligliatti |
Resumo: | O presente trabalho de conclusão de curso apresenta a importância de uma educação bilíngue, como oportunidade de inclusão linguística de estudantes surdos, durante o processo de escolarização. Além disso, destaca a necessidade de inserir a Libras no contexto escolar, considerando que se trata da forma de comunicação de alunos surdos, sendo portanto, uma ferramenta de inclusão, que permite a interação entre os colegas na sala de aula e nos outros espaços da escola. Além disso, destaca a importância da presença de profissionais e ambiente preparados para garantir não só o acesso, mas também a permanência efetiva desses sujeitos. A metodologia consiste em um estudo de cunho qualitativo, mais especificamente uma pesquisa bibliográfica, com base em artigos científicos, com foco na educação inclusiva, na educação bilíngue e ensino-aprendizagem de estudantes surdos. Os resultados do trabalho indicam que para que o processo de inclusão aconteça, é necessário que a educação bilíngue esteja cada vez mais presente nas escolas, assim como a presença de profissionais com maior domínio da Libras. Dessa maneira, esses alunos terão suas oportunidades educacionais ampliadas. |
Abstract: | - |
Palavras-chave: | Surdos libras educação bilíngue inclusão |
CNPq: | Educação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16469 |
Data do documento: | 12-Dez-2023 |
Aparece nas coleções: | Pedagogia presencial - TCC Graduação |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons