Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16469
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
danielefonsecadasilveira.pdf248.66 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A importância da libras para alunos surdos no ensino fundamental
Autor(es): Silveira, Daniele Fonseca da
Primeiro Orientador: Santiago, Mylene Cristina
Membro da banca: Souza, Queila Érica Taligliatti
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso apresenta a importância de uma educação bilíngue, como oportunidade de inclusão linguística de estudantes surdos, durante o processo de escolarização. Além disso, destaca a necessidade de inserir a Libras no contexto escolar, considerando que se trata da forma de comunicação de alunos surdos, sendo portanto, uma ferramenta de inclusão, que permite a interação entre os colegas na sala de aula e nos outros espaços da escola. Além disso, destaca a importância da presença de profissionais e ambiente preparados para garantir não só o acesso, mas também a permanência efetiva desses sujeitos. A metodologia consiste em um estudo de cunho qualitativo, mais especificamente uma pesquisa bibliográfica, com base em artigos científicos, com foco na educação inclusiva, na educação bilíngue e ensino-aprendizagem de estudantes surdos. Os resultados do trabalho indicam que para que o processo de inclusão aconteça, é necessário que a educação bilíngue esteja cada vez mais presente nas escolas, assim como a presença de profissionais com maior domínio da Libras. Dessa maneira, esses alunos terão suas oportunidades educacionais ampliadas.
Abstract: -
Palavras-chave: Surdos
libras
educação bilíngue
inclusão
CNPq: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16469
Data do documento: 12-Dez-2023
Aparece nas coleções:Pedagogia presencial - TCC Graduação



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons