https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16469
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
danielefonsecadasilveira.pdf | 248.66 kB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Santiago, Mylene Cristina | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0803555578064293 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Souza, Queila Érica Taligliatti | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4272932534849578 | pt_BR |
dc.creator | Silveira, Daniele Fonseca da | - |
dc.creator.Lattes | - | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-01-12T14:07:45Z | - |
dc.date.available | 2023-12-12 | - |
dc.date.available | 2024-01-12T14:07:45Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-12 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16469 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho de conclusão de curso apresenta a importância de uma educação bilíngue, como oportunidade de inclusão linguística de estudantes surdos, durante o processo de escolarização. Além disso, destaca a necessidade de inserir a Libras no contexto escolar, considerando que se trata da forma de comunicação de alunos surdos, sendo portanto, uma ferramenta de inclusão, que permite a interação entre os colegas na sala de aula e nos outros espaços da escola. Além disso, destaca a importância da presença de profissionais e ambiente preparados para garantir não só o acesso, mas também a permanência efetiva desses sujeitos. A metodologia consiste em um estudo de cunho qualitativo, mais especificamente uma pesquisa bibliográfica, com base em artigos científicos, com foco na educação inclusiva, na educação bilíngue e ensino-aprendizagem de estudantes surdos. Os resultados do trabalho indicam que para que o processo de inclusão aconteça, é necessário que a educação bilíngue esteja cada vez mais presente nas escolas, assim como a presença de profissionais com maior domínio da Libras. Dessa maneira, esses alunos terão suas oportunidades educacionais ampliadas. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Surdos | pt_BR |
dc.subject | libras | pt_BR |
dc.subject | educação bilíngue | pt_BR |
dc.subject | inclusão | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
dc.title | A importância da libras para alunos surdos no ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia presencial - TCC Graduação |
This item is licensed under a Creative Commons License