Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16469
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
danielefonsecadasilveira.pdf248.66 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : A importância da libras para alunos surdos no ensino fundamental
Autor(es): Silveira, Daniele Fonseca da
Orientador: Santiago, Mylene Cristina
Miembros Examinadores: Souza, Queila Érica Taligliatti
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso apresenta a importância de uma educação bilíngue, como oportunidade de inclusão linguística de estudantes surdos, durante o processo de escolarização. Além disso, destaca a necessidade de inserir a Libras no contexto escolar, considerando que se trata da forma de comunicação de alunos surdos, sendo portanto, uma ferramenta de inclusão, que permite a interação entre os colegas na sala de aula e nos outros espaços da escola. Além disso, destaca a importância da presença de profissionais e ambiente preparados para garantir não só o acesso, mas também a permanência efetiva desses sujeitos. A metodologia consiste em um estudo de cunho qualitativo, mais especificamente uma pesquisa bibliográfica, com base em artigos científicos, com foco na educação inclusiva, na educação bilíngue e ensino-aprendizagem de estudantes surdos. Os resultados do trabalho indicam que para que o processo de inclusão aconteça, é necessário que a educação bilíngue esteja cada vez mais presente nas escolas, assim como a presença de profissionais com maior domínio da Libras. Dessa maneira, esses alunos terão suas oportunidades educacionais ampliadas.
Resumen : -
Palabras clave : Surdos
libras
educação bilíngue
inclusão
CNPq: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16469
Fecha de publicación : 12-dic-2023
Aparece en las colecciones: Pedagogia presencial - TCC Graduação



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons