Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16362
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
leandrodamascenokreutzfeld.pdf1.08 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Dissertação
Título: Valores existenciais e sentidos de vida de estudantes de cursos de licenciatura
Autor(es): Kreutzfeld, Leandro Damasceno
Primeiro Orientador: Monteiro, Sandrelena da Silva
Membro da banca: Almeida, Neil Franco Pereira de
Membro da banca: Aquino, Thiago Antonio Avellar de
Resumo: Esta pesquisa, tendo como principais referenciais teóricos a logoterapia e análise existencial de Viktor Frankl(1905-1997) e a pesquisa (auto)biográfica (Momberger - 2011; 2012; 2016, Josso - 2007, Passeggi - 2017 ) e como disparador os porquês das nossas escolhas no campo educacional e profissional, especificamente as de estudantes de Licenciatura, tem como objetivo investigar os valores existenciais e os sentidos de vida que motivaram estudantes universitários da UFJF que cursam habilitação em licenciatura, na escolha e permanência nesta modalidade. Para isso, discentes de diversas licenciaturas foram convidados a construir narrativas (auto)biográficas abordando uma perspectiva temporal da própria trajetória formativa educacional, contemplando o passado, o presente e o futuro. As construções foram realizadas através de um formulário online, tendo como guia questões de um “desenho” criado especificamente para esta dissertação. Foi realizado um diálogo com quatro narrativas (auto)biográficas, no qual foi possível identificar, entre outros fenômenos, os valores existenciais e os sentidos de vida que motivaram esses discentes na escolha e permanência da graduação em Licenciatura.
Abstract: This research aims to investigate the existential values and meanings of life that motivate licentiate degree students at UFJF to choose and remain in this modality. This study considers theoretical references such as logotherapy and existential analysis by Viktor Frankl (1905- 1997) and (auto)biographical research (Momberger - 2011; 2012; 2016, Josso - 2007, Passeggi - 2017). It is also motivated by questioning our choices on the educational and professional fields, specifically the ones made by undergraduate students. To this end, students from different licentiate degrees were invited to build (auto)biographical narratives approaching a temporal perspective of their own educational training trajectory, contemplating past, present, and future. The narratives were made using an online form with questions designed specifically for this dissertation. The analysis ofthe data is written as a dialogue with four (auto)biographical narratives, in which it was possible to identify, among other phenomena, theexistential values and meanings of life that motivated these students to choose and remain in alicentiate degree.
Palavras-chave: Sentidos de vida
Valores
(Auto)biografia
Estudantes universitários
Licenciatura
Meaning of life
Values
(Auto)biography
Univsersity students
Bachelor of education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16362
Data do documento: 23-Out-2023
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação (Dissertações)



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons