Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16362
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
leandrodamascenokreutzfeld.pdf1.08 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Monteiro, Sandrelena da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6839916101962610pt_BR
dc.contributor.referee1Almeida, Neil Franco Pereira de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4761925222915074pt_BR
dc.contributor.referee2Aquino, Thiago Antonio Avellar de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8731262313224248pt_BR
dc.creatorKreutzfeld, Leandro Damasceno-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7395515204298176pt_BR
dc.date.accessioned2023-12-22T14:12:12Z-
dc.date.available2023-12-20-
dc.date.available2023-12-22T14:12:12Z-
dc.date.issued2023-10-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16362-
dc.description.abstractThis research aims to investigate the existential values and meanings of life that motivate licentiate degree students at UFJF to choose and remain in this modality. This study considers theoretical references such as logotherapy and existential analysis by Viktor Frankl (1905- 1997) and (auto)biographical research (Momberger - 2011; 2012; 2016, Josso - 2007, Passeggi - 2017). It is also motivated by questioning our choices on the educational and professional fields, specifically the ones made by undergraduate students. To this end, students from different licentiate degrees were invited to build (auto)biographical narratives approaching a temporal perspective of their own educational training trajectory, contemplating past, present, and future. The narratives were made using an online form with questions designed specifically for this dissertation. The analysis ofthe data is written as a dialogue with four (auto)biographical narratives, in which it was possible to identify, among other phenomena, theexistential values and meanings of life that motivated these students to choose and remain in alicentiate degree.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa, tendo como principais referenciais teóricos a logoterapia e análise existencial de Viktor Frankl(1905-1997) e a pesquisa (auto)biográfica (Momberger - 2011; 2012; 2016, Josso - 2007, Passeggi - 2017 ) e como disparador os porquês das nossas escolhas no campo educacional e profissional, especificamente as de estudantes de Licenciatura, tem como objetivo investigar os valores existenciais e os sentidos de vida que motivaram estudantes universitários da UFJF que cursam habilitação em licenciatura, na escolha e permanência nesta modalidade. Para isso, discentes de diversas licenciaturas foram convidados a construir narrativas (auto)biográficas abordando uma perspectiva temporal da própria trajetória formativa educacional, contemplando o passado, o presente e o futuro. As construções foram realizadas através de um formulário online, tendo como guia questões de um “desenho” criado especificamente para esta dissertação. Foi realizado um diálogo com quatro narrativas (auto)biográficas, no qual foi possível identificar, entre outros fenômenos, os valores existenciais e os sentidos de vida que motivaram esses discentes na escolha e permanência da graduação em Licenciatura.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Geraispt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSentidos de vidapt_BR
dc.subjectValorespt_BR
dc.subject(Auto)biografiapt_BR
dc.subjectEstudantes universitáriospt_BR
dc.subjectLicenciaturapt_BR
dc.subjectMeaning of lifept_BR
dc.subjectValuespt_BR
dc.subject(Auto)biographypt_BR
dc.subjectUnivsersity studentspt_BR
dc.subjectBachelor of educationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleValores existenciais e sentidos de vida de estudantes de cursos de licenciaturapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação (Dissertações)



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons