https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/162
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
marconymeneguellialhadas.pdf | 1.37 MB | Adobe PDF | View/Open |
Type: | Dissertação |
Title: | Proposta de ensino de logaritmos para o nível médio, usando uma abordagem geométrica |
Author: | Alhadas, Marcony Meneguelli |
First Advisor: | Faria, Luiz Fernando de Oliveira |
Referee Member: | Toon, Eduard |
Referee Member: | Araujo, Anderson Luis Albuquerque de |
Resumo: | Este trabalho traz uma proposta diferente para o ensino de logaritmos no nível médio. De maneira distinta da abordagem usual, que trata os logaritmos como expoente, apresentamos uma abordagem geométrica, focada no conceito de áreas, destacando pontos que muitas vezes são deixados de lado. Traz ainda aplicações e implicações que, à luz desta nova rota, tornam-se simples, ou pelo menos mais palpáveis, para professores e alunos, além de atividades sugeridas que envolvem o uso do software Geogebra. |
Abstract: | This work brings a different proposal for the teaching of logarithms at the medium level. Differently from the usual approach, which treats the logarithms as exponent, we present a geometric approach, focused on the concept of areas, highlighting points that are often left out. It also brings applications and implications that,in light of this new route, become simple, or at least more tangible for teachers and students, and suggested activities that involve the use of GeoGebra software. |
Keywords: | Logaritmos Abordagem Geométrica Logarithms Geometric Approach |
CNPq: | Ensino de Matemática |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Juiz de Fora |
Institution Initials: | UFJF |
Department: | ICE – Instituto de Ciências Exatas |
Program: | Programa de Pós-graduação em Educação Matemática |
Access Type: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/162 |
Issue Date: | 2-Mar-2015 |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT (Dissertações) |
Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.