Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16003
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
jéssicadesouzachristo.pdfPDF/A3.54 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Transformação social e arquitetura, dos modelos punitivos aos socioeducativos: a importância da ressocialização de jovens infratores
Author: Christo, Jéssica de Souza
First Advisor: Almeida, Daniela Pereira
Resumo: Este projeto tem como objetivo apresentar como a Arquitetura e o Urbanismo podem ser ferramentas importantes no processo de ressocialização de jovens infratores, embasando uma proposta de uma unidade socioeducativa no município de Juiz de Fora - MG. A proposta inicial é a apresentação de um centro que acomode atividades de ensino, lazer, acompanhamento e saúde. Através de revisão bibliográfica, foi demonstrada a relação entre questões socioespaciais e o fenômeno de encarceramento de jovens infratores. Além disso, foi apresentada uma perspectiva histórica da evolução de conceitos e práticas relacionados a sistemas prisionais e socioeducativos, indicando as discrepâncias entre o pensamento socioeducativo atual, e as medidas regulamentadas no panorama brasileiro. Especificamente no contexto socioeducativo na cidade de Juiz de Fora, a ausência de legislação específica, localização de unidades socioeducativas existentes e seu formato inadequado a proposta de socioeducação, indica ser benéfico o afastamento da imagem de um sistema prisional atrelada aos equipamentos. Conclui-se que a questão que aborda o menor infrator é complexa e demanda análise do contexto político, social, cultural e econômico, sendo esses fatores determinantes que produzem indivíduos complexos. Entende- se que o tema só pode ser totalmente contemplado através da multidisciplinaridade e é desta forma que se caracteriza a busca por diferentes perspectivas na fundamentação do trabalho.
Abstract: This project aims to present how Architecture and Urbanism can be important tools in the process of re-socializing young offenders, supporting a proposal for a socio-educational unit in the municipality of Juiz de Fora - MG. The initial proposal is the presentation of a center that accommodates teaching, leisure, follow-up and health activities. Through a bibliographic review, the relationship between socio-spatial issues and the phenomenon of incarceration of young offenders was demonstrated. In addition, a historical perspective of the evolution of concepts and practices related to prison and socio-educational systems was presented, indicating the discrepancies between current socio-educational thinking and the regulated measures in the Brazilian scenario. Specifically in the socio-educational context in the city of Juiz de Fora, the absence of specific legislation, the location of existing socio-educational units and their inadequate format for the socio-educational proposal, indicates that the removal of the image of a prison system linked to equipment is beneficial. It is concluded that the issue that addresses the minor offender is complex and demands analysis of the political, social, cultural and economic context, being these determining factors that produce complex individuals. It is understood that the theme can only be fully contemplated through multidisciplinarity and this is how the search for different perspectives in the foundation of the work is characterized.
Keywords: Jovens infratores
Socioeducação
Arquitetura
Urbanismo
SINASE
Young offenders
Socioeducation
Architecture
Urbanism
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16003
Issue Date: 13-Jul-2023
Appears in Collections:Arquitetura e Urbanismo



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons