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dc.contributor.advisor1Almeida, Daniela Pereira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4139821926149258pt_BR
dc.creatorChristo, Jéssica de Souza-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0463138151187679pt_BR
dc.date.accessioned2023-10-06T13:17:06Z-
dc.date.available2023-10-05-
dc.date.available2023-10-06T13:17:06Z-
dc.date.issued2023-07-13-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16003-
dc.description.abstractThis project aims to present how Architecture and Urbanism can be important tools in the process of re-socializing young offenders, supporting a proposal for a socio-educational unit in the municipality of Juiz de Fora - MG. The initial proposal is the presentation of a center that accommodates teaching, leisure, follow-up and health activities. Through a bibliographic review, the relationship between socio-spatial issues and the phenomenon of incarceration of young offenders was demonstrated. In addition, a historical perspective of the evolution of concepts and practices related to prison and socio-educational systems was presented, indicating the discrepancies between current socio-educational thinking and the regulated measures in the Brazilian scenario. Specifically in the socio-educational context in the city of Juiz de Fora, the absence of specific legislation, the location of existing socio-educational units and their inadequate format for the socio-educational proposal, indicates that the removal of the image of a prison system linked to equipment is beneficial. It is concluded that the issue that addresses the minor offender is complex and demands analysis of the political, social, cultural and economic context, being these determining factors that produce complex individuals. It is understood that the theme can only be fully contemplated through multidisciplinarity and this is how the search for different perspectives in the foundation of the work is characterized.pt_BR
dc.description.resumoEste projeto tem como objetivo apresentar como a Arquitetura e o Urbanismo podem ser ferramentas importantes no processo de ressocialização de jovens infratores, embasando uma proposta de uma unidade socioeducativa no município de Juiz de Fora - MG. A proposta inicial é a apresentação de um centro que acomode atividades de ensino, lazer, acompanhamento e saúde. Através de revisão bibliográfica, foi demonstrada a relação entre questões socioespaciais e o fenômeno de encarceramento de jovens infratores. Além disso, foi apresentada uma perspectiva histórica da evolução de conceitos e práticas relacionados a sistemas prisionais e socioeducativos, indicando as discrepâncias entre o pensamento socioeducativo atual, e as medidas regulamentadas no panorama brasileiro. Especificamente no contexto socioeducativo na cidade de Juiz de Fora, a ausência de legislação específica, localização de unidades socioeducativas existentes e seu formato inadequado a proposta de socioeducação, indica ser benéfico o afastamento da imagem de um sistema prisional atrelada aos equipamentos. Conclui-se que a questão que aborda o menor infrator é complexa e demanda análise do contexto político, social, cultural e econômico, sendo esses fatores determinantes que produzem indivíduos complexos. Entende- se que o tema só pode ser totalmente contemplado através da multidisciplinaridade e é desta forma que se caracteriza a busca por diferentes perspectivas na fundamentação do trabalho.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Arquitetura e Urbanismopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectJovens infratorespt_BR
dc.subjectSocioeducaçãopt_BR
dc.subjectArquiteturapt_BR
dc.subjectUrbanismopt_BR
dc.subjectSINASEpt_BR
dc.subjectYoung offenderspt_BR
dc.subjectSocioeducationpt_BR
dc.subjectArchitecturept_BR
dc.subjectUrbanismpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMOpt_BR
dc.titleTransformação social e arquitetura, dos modelos punitivos aos socioeducativos: a importância da ressocialização de jovens infratorespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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