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Tipo: Dissertação
Título: Estudo de caso de uma escola com baixo índice socioeconômico e elevada proficiência em matemática
Autor(es): Brito, Eliani Maria de
Primeiro Orientador: David, Marcus Vinícius
Membro da banca: Soares Neto, Joaquim José
Membro da banca: Oliveira, Lina Kátia Mesquita de
Resumo: A presente dissertação centra-se na análise do bom desempenho da Escola Municipal Sobral Pinto (EMSP) no Avalia-BH de 2010 na disciplina de matemática quando comparada com a Rede Municipal de Educação – RME-BH e algumas escolas da mesma rede. O objetivo desse trabalho é apresentar um Plano de Ação Educacional - PAE a partir das observações realizadas no estudo de caso da Escola Municipal Sobral Pinto. No primeiro capítulo apresentamos a escola em estudo, seus projetos, os índices da Unidade de Planejamento – UP em que a escola está inserida, o Avalia-BH – avaliação externa da Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte, o sistema de monitoramento das escolas, o acompanhante pedagógico e realizamos uma comparação entre os resultados da EMSP com a RME-BH e duas escolas da rede: uma com índice socioeconômico - ISE parecido com o da EMSP e outra com um ISE muito maior que o da EMSP. No segundo capítulo apresentamos os resultados da pesquisa de campo, os grupos focais de alunos e pais, os resultados das entrevistas do acompanhante pedagógico e gestor e os resultados dos questionários respondidos pelos professores. Realizamos uma análise destes resultados, mostrando a importância da participação das famílias na vida escolar do aluno, a necessidade de divulgar os resultados do Avalia-BH para alunos, professores, pais e comunidade escolar. Mostramos a importância de uma gestão democrática e participativa na escola. No terceiro capítulo, propomos um plano de ação com a proposta de apresentar para todos os gestores da RME-BH a experiência da EMSP.
Abstract: The present dissertation will show the good performance of the Municipal School Sobral Pinto (EMSP) On the external evaluation Avalia-BH in 2010 in the discipline of mathematics when compared with the Municipal Education - RME-BH and some schools in the same network. The aim of this paper is to present an Educational Action Plan - (PAE, in Portuguese) from observations made in the case study of the Municipal School Sobral Pinto. In the first chapter will present the school under study, their projects, the contents of the Planning Unit – (UP, in Portuguese) in which the school is located, the RME-BH - external evaluation of the Municipal Education of Belo Horizonte, the monitoring system of schools, the pedagogical accompaniment and we compare the results of EMSP with the RME-BH and two schools in the network: a socioeconomic index with - ISE similar to the EMSP and other ISE (ISE, in Portuguese) with a much larger than the EMSP. In the second chapter we present the results of field research, focus groups of students and parents, the results of interviews accompanying pedagogical and management and the results of questionnaires completed by teachers. We analyze these results, showing the importance of involving families in school life of the student, the need to disseminate the results of the Avalia-BH for students, teachers, parents and school community. We intend to show the importance of a democratic and participatory management in school. In the third chapter, we propose an action plan with the proposal to submit to all managers of RME-BH experience of EMSP.
Palavras-chave: Avalia-BH
Monitoramento
Acompanhante pedagógico
Avalia-BH
Monitoring
Teaching companion
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1590
Data do documento: 18-Jul-2012
Aparece nas coleções:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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