Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1590
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
elianimariadebrito.pdf3.01 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1David, Marcus Vinícius-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4721788A7pt_BR
dc.contributor.referee1Soares Neto, Joaquim José-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781187D2pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Lina Kátia Mesquita de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708794A7pt_BR
dc.creatorBrito, Eliani Maria de-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4138318T6pt_BR
dc.date.accessioned2016-07-01T18:58:04Z-
dc.date.available2016-05-19-
dc.date.available2016-07-01T18:58:04Z-
dc.date.issued2012-07-18-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1590-
dc.description.abstractThe present dissertation will show the good performance of the Municipal School Sobral Pinto (EMSP) On the external evaluation Avalia-BH in 2010 in the discipline of mathematics when compared with the Municipal Education - RME-BH and some schools in the same network. The aim of this paper is to present an Educational Action Plan - (PAE, in Portuguese) from observations made in the case study of the Municipal School Sobral Pinto. In the first chapter will present the school under study, their projects, the contents of the Planning Unit – (UP, in Portuguese) in which the school is located, the RME-BH - external evaluation of the Municipal Education of Belo Horizonte, the monitoring system of schools, the pedagogical accompaniment and we compare the results of EMSP with the RME-BH and two schools in the network: a socioeconomic index with - ISE similar to the EMSP and other ISE (ISE, in Portuguese) with a much larger than the EMSP. In the second chapter we present the results of field research, focus groups of students and parents, the results of interviews accompanying pedagogical and management and the results of questionnaires completed by teachers. We analyze these results, showing the importance of involving families in school life of the student, the need to disseminate the results of the Avalia-BH for students, teachers, parents and school community. We intend to show the importance of a democratic and participatory management in school. In the third chapter, we propose an action plan with the proposal to submit to all managers of RME-BH experience of EMSP.pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação centra-se na análise do bom desempenho da Escola Municipal Sobral Pinto (EMSP) no Avalia-BH de 2010 na disciplina de matemática quando comparada com a Rede Municipal de Educação – RME-BH e algumas escolas da mesma rede. O objetivo desse trabalho é apresentar um Plano de Ação Educacional - PAE a partir das observações realizadas no estudo de caso da Escola Municipal Sobral Pinto. No primeiro capítulo apresentamos a escola em estudo, seus projetos, os índices da Unidade de Planejamento – UP em que a escola está inserida, o Avalia-BH – avaliação externa da Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte, o sistema de monitoramento das escolas, o acompanhante pedagógico e realizamos uma comparação entre os resultados da EMSP com a RME-BH e duas escolas da rede: uma com índice socioeconômico - ISE parecido com o da EMSP e outra com um ISE muito maior que o da EMSP. No segundo capítulo apresentamos os resultados da pesquisa de campo, os grupos focais de alunos e pais, os resultados das entrevistas do acompanhante pedagógico e gestor e os resultados dos questionários respondidos pelos professores. Realizamos uma análise destes resultados, mostrando a importância da participação das famílias na vida escolar do aluno, a necessidade de divulgar os resultados do Avalia-BH para alunos, professores, pais e comunidade escolar. Mostramos a importância de uma gestão democrática e participativa na escola. No terceiro capítulo, propomos um plano de ação com a proposta de apresentar para todos os gestores da RME-BH a experiência da EMSP.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAvalia-BHpt_BR
dc.subjectMonitoramentopt_BR
dc.subjectAcompanhante pedagógicopt_BR
dc.subjectAvalia-BHpt_BR
dc.subjectMonitoringpt_BR
dc.subjectTeaching companionpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleEstudo de caso de uma escola com baixo índice socioeconômico e elevada proficiência em matemáticapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.