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Type: Tese
Title: “Eu sou como o polvo”: Lourenço Mutarelli e o curriculum mortis na sociedade do desempenho
Author: Paes, Graziela Ramos
First Advisor: Faria, Alexandre Graça
Referee Member: Silva, Anderson Pires da
Referee Member: Silva, Allison Marcos Leão da
Referee Member: Mota, Lia Duarte
Referee Member: Agra, Lucio José de Sá Leitão
Resumo: Este trabalho propõe uma investigação sobre a produção ficcional de Lourenço Mutarelli, lançando mão de entrevistas do autor e duas de suas obras de ficção, os livros Quando meu pai se encontrou com o ET fazia um dia quente (2011) e O Natimorto – um musical silencioso (2009). O objetivo dessa abordagem é refletir sobre como o autor empreende narrativas performáticas a partir de suas entrevistas, produção gráfica e escrita literária, nas quais emana o tensionamento entre palavra e imagem – essas duas categorias, presentes na obra mutarelliana como um todo, são trabalhadas a partir da adoção de uma postura ética, na qual a emergência da fabulação e do imaginário torna-se essencial na contemporaneidade, uma vez que vivemos numa época na qual as imagens midiáticas se expandem para quase todos os domínios humanos, sobrecarregando nossa capacidade perceptiva e resultando na ausência de consciência sobre nossos próprios corpos. Trazendo como tônica o discurso do fracasso, Mutarelli produz e compartilha continuamente seu curriculum mortis (KONDER, 1983) em toda a sua obra. Diante dessas questões, a perspectiva teórico-analítica desta tese lança mão de textos das áreas da literatura, da filosofia e dos estudos da imagem e das mídias.
Abstract: This work proposes an investigation into the fictional production of Lourenço Mutarelli, making use of interviews with the author and two of his fiction works, the books Quando meu pai se encontrou com o ET fazia um dia quente (2011) e O Natimorto – um musical silencioso (2009). The objective of this approach is to reflect on how the author undertakes performative narratives based on his interviews, graphic production and literary writing, in which there is a tension between word and image. These two categories, present throughout Mutarelli’s work, are explored from an ethical posture, in which the emergence of fables and the imaginary becomes essential in contemporary times, as we live in a time when media images expand into almost all human domains, overloading our perceptive capacity and resulting in the absence of awareness about our own bodies. Bringing the discourse of failure as a tonic, Mutarelli continuously produces and shares his curriculum mortis (KONDER, 1983) throughout his work, with the discourse of failure as its tonic. Faced with these questions, the theoretical-analytical perspective of this thesis makes use of texts from the areas of literature, philosophy and image and media studies.
Keywords: Lourenço mutarelli
Curriculum mortis
Imagem
Lourenço mutarelli
Curriculum mortis
Image
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Letras
Program: Programa de Pós-graduação em Letras: Estudos Literários
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
DOI: https://doi.org/10.34019/ufjf/te/2023/00086
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15894
Issue Date: 17-May-2023
Appears in Collections:Doutorado em Letras - Estudos Literários (Teses)



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