Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15816
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
annaluizacarneiroeoliveira.pdf717.34 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Política do governo Bolsonaro para o ensino superior público: uma reflexão crítica
Autor(es): Oliveira, Anna Luiza Carneiro e
Orientador: Pereira, Viviane Souza
Miembros Examinadores: Oliveira, Ana Luiza Avelar de
Miembros Examinadores: Vargas, Ana Lúcia de Almeida
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso visa construir uma reflexão crítica acerca do ensino superior público no governo Bolsonaro (2019-2022). A metodologia utilizada consistiu em pesquisa bibliográfica e documental, investigações em sites oficiais do governo, abordagem de legislações e propostas com foco na educação superior nesse período. A política de educação no Brasil é historicamente ineficaz. Desde a Constituição de 1988, em paralelo com o avanço do neoliberalismo, foram estabelecidas contrarreformas que instauraram o projeto mercantilizador na educação. A partir de então não houve nenhum governo que realizou mudanças estruturais necessárias para efetivar uma política de educação democratizante e inclusiva. O governo Bolsonaro foi marcado pelo desmonte de políticas sociais com a finalidade de atender a demanda neoliberal. A política de educação nesse período foi impactada negativamente, com ataques constantes, cortes orçamentários, precarização e desvalorização. Assim como o ensino superior público, com medidas conservadoras, reacionárias e desmanteladoras que foram prejudiciais à classe trabalhadora.
Resumen : This Course Completion Work aims to build a critical reflection on public higher education in the Bolsonaro government (2019-2022). The methodology used consisted of bibliographical and documental research, investigations on official government websites, approach to legislation and proposals focused on higher education in this period. Education policy in Brazil is historically ineffective. Since the 1988 Constitution, in parallel with the advance of neoliberalism, counter-reforms were established that established the mercantilizing project in education. Since then, there has been no government that has been able to carry out the necessary structural changes to implement a democratizing and inclusive education policy. The Bolsonaro government was marked by the dismantling of social policies in order to meet the neoliberal demand. Education policy in this period was negatively impacted, with constant attacks, budget cuts, precariousness and devaluation. As well as public higher education, with conservative, reactionary and dismantling measures that were harmful to the working class.
Palabras clave : Governo Bolsonaro
Ensino superior público
Política de educação
Bolsonaro government
Public higher education
Education policy
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Serviço Social
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15816
Fecha de publicación : 12-jul-2023
Aparece en las colecciones: Serviço Social - TCC Graduação



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons