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dc.contributor.advisor1Pereira, Viviane Souza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Ana Luiza Avelar de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopt_BR
dc.contributor.referee2Vargas, Ana Lúcia de Almeida-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopt_BR
dc.creatorOliveira, Anna Luiza Carneiro e-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopt_BR
dc.date.accessioned2023-08-24T12:45:17Z-
dc.date.available2023-08-23-
dc.date.available2023-08-24T12:45:17Z-
dc.date.issued2023-07-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15816-
dc.description.abstractThis Course Completion Work aims to build a critical reflection on public higher education in the Bolsonaro government (2019-2022). The methodology used consisted of bibliographical and documental research, investigations on official government websites, approach to legislation and proposals focused on higher education in this period. Education policy in Brazil is historically ineffective. Since the 1988 Constitution, in parallel with the advance of neoliberalism, counter-reforms were established that established the mercantilizing project in education. Since then, there has been no government that has been able to carry out the necessary structural changes to implement a democratizing and inclusive education policy. The Bolsonaro government was marked by the dismantling of social policies in order to meet the neoliberal demand. Education policy in this period was negatively impacted, with constant attacks, budget cuts, precariousness and devaluation. As well as public higher education, with conservative, reactionary and dismantling measures that were harmful to the working class.pt_BR
dc.description.resumoO presente Trabalho de Conclusão de Curso visa construir uma reflexão crítica acerca do ensino superior público no governo Bolsonaro (2019-2022). A metodologia utilizada consistiu em pesquisa bibliográfica e documental, investigações em sites oficiais do governo, abordagem de legislações e propostas com foco na educação superior nesse período. A política de educação no Brasil é historicamente ineficaz. Desde a Constituição de 1988, em paralelo com o avanço do neoliberalismo, foram estabelecidas contrarreformas que instauraram o projeto mercantilizador na educação. A partir de então não houve nenhum governo que realizou mudanças estruturais necessárias para efetivar uma política de educação democratizante e inclusiva. O governo Bolsonaro foi marcado pelo desmonte de políticas sociais com a finalidade de atender a demanda neoliberal. A política de educação nesse período foi impactada negativamente, com ataques constantes, cortes orçamentários, precarização e desvalorização. Assim como o ensino superior público, com medidas conservadoras, reacionárias e desmanteladoras que foram prejudiciais à classe trabalhadora.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Serviço Socialpt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectGoverno Bolsonaropt_BR
dc.subjectEnsino superior públicopt_BR
dc.subjectPolítica de educaçãopt_BR
dc.subjectBolsonaro governmentpt_BR
dc.subjectPublic higher educationpt_BR
dc.subjectEducation policypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIALpt_BR
dc.titlePolítica do governo Bolsonaro para o ensino superior público: uma reflexão críticapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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