Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15705
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
carolinedanielemateus.pdf6.3 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Criatividade, estética e aprendizagem na abordagem de Reggio Emilia
Autor(es): Mateus, Caroline Daniele
Primeiro Orientador: Egas, Olga Maria Botelho
Membro da banca: Lopes, Jader Janer Moreira
Resumo: O presente trabalho está inserido no campo da educação e tem como objeto de estudo a abordagem pedagógica italiana denominada Reggio Emilia. O objetivo desta pesquisa é aprofundar e ampliar a compreensão do valor do ambiente na criação de estímulos à criatividade e assim na construção da experiência estética na aprendizagem. O referencial teórico no qual este trabalho será baseado é constituído, (i) no que diz respeito a visão de criatividade, por Loris Malaguzzi e Vigotski, e (ii) no que tange ao valor dado ao espaço e a dimensão estética, por Yi-Fu Tuan e Vea Vecchi. Espera-se, então, com este estudo, contribuir para a reflexão sobre a qualidade do espaço-ambiente das escolas, já que, as práticas pedagógicas, em geral, não levam em consideração a dimensão estética na construção da aprendizagem
Abstract: The present work is part of the field of education and has as object of study the Italian pedagogical approach Reggio Emilia. The objective of this research is to deepen and broaden the understanding of the value of the environment in creating stimuli for creativity and thus in the construction of the aesthetic experience in learning. The theoretical references on which this work will be based are constituted, (i) with regard to the vision of creativity, by Loris Malaguzzi and Vigotski, and (ii) regarding questions related to the the value given to space and the aesthetic dimension, by Yi-Fu Tuan and Vea Vecchi. Therefore, this study is expected to contribute to reflection on the quality of the space-environment of schools, since pedagogical practices, in general, do not take into account the aesthetic dimension in the construction of learning
Palavras-chave: Criatividade
Estética
Aprendizagem
Reggio Emilia
Creativity
Aesthetics;
Learning
Reggio Emilia
CNPq: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15705
Data do documento: 11-Jul-2023
Aparece nas coleções:Pedagogia presencial - TCC Graduação



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons