https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15596
Clase: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | Estratégias educacionais utilizadas frente à resistência aos antimicrobianos: uma revisão de escopo |
Autor(es): | Escala, Lucas Ferreira |
Orientador: | Silvestre, Carina Carvalho |
Miembros Examinadores: | Santos, Sabrina Cerqueira |
Miembros Examinadores: | Rezende, Mariana de Almeida Rosa |
Resumo: | A resistência aos antimicrobianos (AMR) é uma ameaça à saúde pública global e socioeconômica. Neste contexto, estratégias educacionais podem prevenir e conscientizar a população e os profissionais da saúde para o combate a resistência aos antimicrobianos. Durante a pandemia da COVID-19, houve um aumento considerável no consumo desses medicamentos, levantando um alerta relacionado à AMR. Diante disso, buscou-se mapear e identificar a literatura disponível relacionada às estratégias educacionais utilizadas frente à resistência aos antimicrobianos. Para tanto, foi realizada uma revisão de escopo baseada nos manuais de Joanna Briggs Institute e nos critérios do Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses extension for Scoping Reviews. Realizou-se uma busca sistematizada nas principais bases de dados (EMBASE, LILACS, MedLine/PubMed, The Cochrane Library e Web of Science) e na literatura cinzenta. Foram incluídos estudos originais completos, quantitativos ou qualitativos, de delineamento experimental ou observacional. Foram encontradas 2293 publicações, após retirar as duplicatas e o processo de seleção às cegas, 22 artigos foram selecionados. Todos os 22 (100%) trabalhos foram publicados em inglês, dentre eles, 14 (63,6%) foram realizados na Europa, seis (27,3%) na Ásia e dois (9,1%) na África. Diversos tipos de estratégias foram encontrados, sendo eles: jogos interativos, campanhas online, roadshow, musical ou peças de teatro, oficinas ou estações de engajamento e grupos de intervenção. A aplicação destas estratégias educacionais são ferramentas úteis para conscientizar e promover o uso racional dos antimicrobianos e diminuição da AMR, especialmente nos países de baixa e média renda. |
Resumen : | - |
Palabras clave : | Educação em saúde Resistência aos antimicrobianos Estratégias educacionais. |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FARMACIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador Valadares |
Sigla de la Instituición: | UFJF/GV |
Departamento: | ICV - Instituto de Ciências da Vida |
Clase de Acesso: | Acesso Embargado Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15596 |
Fecha de publicación : | 26-jun-2023 |
Aparece en las colecciones: | Farmácia - Campus GV |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons