https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15596
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Silvestre, Carina Carvalho | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1791505264817019 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Santos, Sabrina Cerqueira | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8757541282986479 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Rezende, Mariana de Almeida Rosa | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.creator | Escala, Lucas Ferreira | - |
dc.creator.Lattes | https://lattes.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-07-19T11:37:04Z | - |
dc.date.available | 2023-07-18 | - |
dc.date.available | 2023-07-19T11:37:04Z | - |
dc.date.issued | 2023-06-26 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15596 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | A resistência aos antimicrobianos (AMR) é uma ameaça à saúde pública global e socioeconômica. Neste contexto, estratégias educacionais podem prevenir e conscientizar a população e os profissionais da saúde para o combate a resistência aos antimicrobianos. Durante a pandemia da COVID-19, houve um aumento considerável no consumo desses medicamentos, levantando um alerta relacionado à AMR. Diante disso, buscou-se mapear e identificar a literatura disponível relacionada às estratégias educacionais utilizadas frente à resistência aos antimicrobianos. Para tanto, foi realizada uma revisão de escopo baseada nos manuais de Joanna Briggs Institute e nos critérios do Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses extension for Scoping Reviews. Realizou-se uma busca sistematizada nas principais bases de dados (EMBASE, LILACS, MedLine/PubMed, The Cochrane Library e Web of Science) e na literatura cinzenta. Foram incluídos estudos originais completos, quantitativos ou qualitativos, de delineamento experimental ou observacional. Foram encontradas 2293 publicações, após retirar as duplicatas e o processo de seleção às cegas, 22 artigos foram selecionados. Todos os 22 (100%) trabalhos foram publicados em inglês, dentre eles, 14 (63,6%) foram realizados na Europa, seis (27,3%) na Ásia e dois (9,1%) na África. Diversos tipos de estratégias foram encontrados, sendo eles: jogos interativos, campanhas online, roadshow, musical ou peças de teatro, oficinas ou estações de engajamento e grupos de intervenção. A aplicação destas estratégias educacionais são ferramentas úteis para conscientizar e promover o uso racional dos antimicrobianos e diminuição da AMR, especialmente nos países de baixa e média renda. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador Valadares | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | ICV - Instituto de Ciências da Vida | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF/GV | pt_BR |
dc.rights | Acesso Embargado | pt_BR |
dc.rights | Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação em saúde | pt_BR |
dc.subject | Resistência aos antimicrobianos | pt_BR |
dc.subject | Estratégias educacionais. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FARMACIA | pt_BR |
dc.title | Estratégias educacionais utilizadas frente à resistência aos antimicrobianos: uma revisão de escopo | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Farmácia - Campus GV |
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