Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15596
Files in This Item:
There are no files associated with this item.
Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Estratégias educacionais utilizadas frente à resistência aos antimicrobianos: uma revisão de escopo
Author: Escala, Lucas Ferreira
First Advisor: Silvestre, Carina Carvalho
Referee Member: Santos, Sabrina Cerqueira
Referee Member: Rezende, Mariana de Almeida Rosa
Resumo: A resistência aos antimicrobianos (AMR) é uma ameaça à saúde pública global e socioeconômica. Neste contexto, estratégias educacionais podem prevenir e conscientizar a população e os profissionais da saúde para o combate a resistência aos antimicrobianos. Durante a pandemia da COVID-19, houve um aumento considerável no consumo desses medicamentos, levantando um alerta relacionado à AMR. Diante disso, buscou-se mapear e identificar a literatura disponível relacionada às estratégias educacionais utilizadas frente à resistência aos antimicrobianos. Para tanto, foi realizada uma revisão de escopo baseada nos manuais de Joanna Briggs Institute e nos critérios do Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses extension for Scoping Reviews. Realizou-se uma busca sistematizada nas principais bases de dados (EMBASE, LILACS, MedLine/PubMed, The Cochrane Library e Web of Science) e na literatura cinzenta. Foram incluídos estudos originais completos, quantitativos ou qualitativos, de delineamento experimental ou observacional. Foram encontradas 2293 publicações, após retirar as duplicatas e o processo de seleção às cegas, 22 artigos foram selecionados. Todos os 22 (100%) trabalhos foram publicados em inglês, dentre eles, 14 (63,6%) foram realizados na Europa, seis (27,3%) na Ásia e dois (9,1%) na África. Diversos tipos de estratégias foram encontrados, sendo eles: jogos interativos, campanhas online, roadshow, musical ou peças de teatro, oficinas ou estações de engajamento e grupos de intervenção. A aplicação destas estratégias educacionais são ferramentas úteis para conscientizar e promover o uso racional dos antimicrobianos e diminuição da AMR, especialmente nos países de baixa e média renda.
Abstract: -
Keywords: Educação em saúde
Resistência aos antimicrobianos
Estratégias educacionais.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FARMACIA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador Valadares
Institution Initials: UFJF/GV
Department: ICV - Instituto de Ciências da Vida
Access Type: Acesso Embargado
Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15596
Issue Date: 26-Jun-2023
Appears in Collections:Farmácia - Campus GV



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons