Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15551
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
marceleaparecidanogueiradonascimento.pdf1.61 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Um olhar sensível para as crianças em situação de abandono: o que a sociedade faz com o abandonado
Autor(es): Nascimento, Marcele Aparecida Nogueira
Orientador: Magrone, Eduardo
Miembros Examinadores: Milanês, Olga Alicia Galhardo
Resumo: O presente trabalho resgata práticas educacionais desenvolvidas e voltadas para crianças e adolescentes em situação de abrigo e abandono ao longo da história nacional. Atualmente, denominada como acolhimento institucional, esta prática é garantida pela Lei 8069/90 como uma medida de proteção, e suas unidades de atendimento social são entendidas como espaços socioeducativos. Além disso, busca destacar a forma como os abandonados foram e são tratados pela sociedade que tem se revelado preconceituosa e que tem o pensamento distante do ideal de desenvolvimento integral preconizado pela citada lei, prevalecendo práticas pautadas no desrespeito à subjetividade daqueles que deveriam ser a razão de sua existência. Assim, este trabalho busca não apenas fazer um resgate histórico dessas práticas, a partir da apresentação da realidade atual, constatada por meio da observação-participante, mas também inserir tais práticas no âmbito do funcionamento de uma sociedade desigual, de modo que seja possível uma posterior reflexão e proposição de um trabalho socioeducativo que venha a ser realmente significativo para os acolhidos institucionalmente nesses espaços.
Resumen : _
Palabras clave : Estatuto da Criança e Adolescente
Sociedade
Abandono Abrigo
Medidas de Proteção
Educação
Estatuto da Criança e Adolescente
CNPq: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15551
Fecha de publicación : 8-jun-2023
Aparece en las colecciones: Pedagogia presencial - TCC Graduação



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons