Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15551
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
marceleaparecidanogueiradonascimento.pdf1.61 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Um olhar sensível para as crianças em situação de abandono: o que a sociedade faz com o abandonado
Author: Nascimento, Marcele Aparecida Nogueira
First Advisor: Magrone, Eduardo
Referee Member: Milanês, Olga Alicia Galhardo
Resumo: O presente trabalho resgata práticas educacionais desenvolvidas e voltadas para crianças e adolescentes em situação de abrigo e abandono ao longo da história nacional. Atualmente, denominada como acolhimento institucional, esta prática é garantida pela Lei 8069/90 como uma medida de proteção, e suas unidades de atendimento social são entendidas como espaços socioeducativos. Além disso, busca destacar a forma como os abandonados foram e são tratados pela sociedade que tem se revelado preconceituosa e que tem o pensamento distante do ideal de desenvolvimento integral preconizado pela citada lei, prevalecendo práticas pautadas no desrespeito à subjetividade daqueles que deveriam ser a razão de sua existência. Assim, este trabalho busca não apenas fazer um resgate histórico dessas práticas, a partir da apresentação da realidade atual, constatada por meio da observação-participante, mas também inserir tais práticas no âmbito do funcionamento de uma sociedade desigual, de modo que seja possível uma posterior reflexão e proposição de um trabalho socioeducativo que venha a ser realmente significativo para os acolhidos institucionalmente nesses espaços.
Abstract: _
Keywords: Estatuto da Criança e Adolescente
Sociedade
Abandono Abrigo
Medidas de Proteção
Educação
Estatuto da Criança e Adolescente
CNPq: Educação
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Access Type: Acesso Aberto
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15551
Issue Date: 8-Jun-2023
Appears in Collections:Pedagogia presencial - TCC Graduação



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons