https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15551
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
marceleaparecidanogueiradonascimento.pdf | 1.61 MB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Magrone, Eduardo | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | lattes.cnpq.br/0261655106007003 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Milanês, Olga Alicia Galhardo | - |
dc.contributor.referee1Lattes | lattes | pt_BR |
dc.creator | Nascimento, Marcele Aparecida Nogueira | - |
dc.creator.Lattes | Lattes | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-07-11T15:51:56Z | - |
dc.date.available | 2023-06-08 | - |
dc.date.available | 2023-07-11T15:51:56Z | - |
dc.date.issued | 2023-06-08 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15551 | - |
dc.description.abstract | _ | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho resgata práticas educacionais desenvolvidas e voltadas para crianças e adolescentes em situação de abrigo e abandono ao longo da história nacional. Atualmente, denominada como acolhimento institucional, esta prática é garantida pela Lei 8069/90 como uma medida de proteção, e suas unidades de atendimento social são entendidas como espaços socioeducativos. Além disso, busca destacar a forma como os abandonados foram e são tratados pela sociedade que tem se revelado preconceituosa e que tem o pensamento distante do ideal de desenvolvimento integral preconizado pela citada lei, prevalecendo práticas pautadas no desrespeito à subjetividade daqueles que deveriam ser a razão de sua existência. Assim, este trabalho busca não apenas fazer um resgate histórico dessas práticas, a partir da apresentação da realidade atual, constatada por meio da observação-participante, mas também inserir tais práticas no âmbito do funcionamento de uma sociedade desigual, de modo que seja possível uma posterior reflexão e proposição de um trabalho socioeducativo que venha a ser realmente significativo para os acolhidos institucionalmente nesses espaços. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Estatuto da Criança e Adolescente | pt_BR |
dc.subject | Sociedade | pt_BR |
dc.subject | Abandono Abrigo | pt_BR |
dc.subject | Medidas de Proteção | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Estatuto da Criança e Adolescente | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
dc.title | Um olhar sensível para as crianças em situação de abandono: o que a sociedade faz com o abandonado | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia presencial - TCC Graduação |
This item is licensed under a Creative Commons License