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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Várias versões de uma história: construções narrativas em transposições intermidiáticas do conto de fadas Bela Adormecida para o cinema
Autor(es): Castro, Lucas Andries Mendonça de
Primeiro Orientador: Savernini, Érika
Membro da banca: Neves, Teresa Cristina da Costa
Membro da banca: Pelegrini, Christian Hugo
Resumo: Com esta pesquisa, procuramos perceber as variadas construções narrativas formuladas por meio da transposição intermidiática de Bela Adormecida para o cinema, levando em conta os contextos de produção e recepção em que estão inseridas e a notabilíssima circulação dos contos de fadas, cuja transmissão acontece há séculos em inúmeras mídias. Assim sendo, buscamos identificar se existem (e quais seriam) as aproximações e distanciamentos entre algumas das versões de Bela Adormecida: o conto “Sol, Lua e Tália”, de Giambattista Basile, o filme “A Bela Adormecida” (EUA, 1959, produzido pelos estúdios Disney e dirigido por Clyde Geronimi, Les Clark, Wolfgang Reitherman e Eric Larson) e o longa-metragem “Beleza Adormecida” (AUSTRÁLIA, 2011, roteirizado e dirigido por Julia Leigh), concluindo que as grandes diferenças estão, especialmente, relacionadas à representação do feminino e à construção narrativa da protagonista.
Abstract: Com esta pesquisa, procuramos perceber as variadas construções narrativas formuladas por meio da transposição intermidiática de Bela Adormecida para o cinema, levando em conta os contextos de produção e recepção em que estão inseridas e a notabilíssima circulação dos contos de fadas, cuja transmissão acontece há séculos em inúmeras mídias. Assim sendo, buscamos identificar se existem (e quais seriam) as aproximações e distanciamentos entre algumas das versões de Bela Adormecida: o conto “Sol, Lua e Tália”, de Giambattista Basile, o filme “A Bela Adormecida” (EUA, 1959, produzido pelos estúdios Disney e dirigido por Clyde Geronimi, Les Clark, Wolfgang Reitherman e Eric Larson) e o longa-metragem “Beleza Adormecida” (AUSTRÁLIA, 2011, roteirizado e dirigido por Julia Leigh), concluindo que as grandes diferenças estão, especialmente, relacionadas à representação do feminino e à construção narrativa da protagonista.
Palavras-chave: Transposição intermidiática
Narrativa cinematográfica
Contos de fadas
Bela Adormecida
CNPq: Ciências Sociais Aplicadas
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Comunicação Social
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
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URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15537
Data do documento: 16-Mar-2023
Aparece nas coleções:Rádio, TV e Internet (RTVI) - TCC Graduação



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