https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15537
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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lucasandriesmendonçadecastro.pdf | 1.43 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | Várias versões de uma história: construções narrativas em transposições intermidiáticas do conto de fadas Bela Adormecida para o cinema |
Autor(es): | Castro, Lucas Andries Mendonça de |
Orientador: | Savernini, Érika |
Miembros Examinadores: | Neves, Teresa Cristina da Costa |
Miembros Examinadores: | Pelegrini, Christian Hugo |
Resumo: | Com esta pesquisa, procuramos perceber as variadas construções narrativas formuladas por meio da transposição intermidiática de Bela Adormecida para o cinema, levando em conta os contextos de produção e recepção em que estão inseridas e a notabilíssima circulação dos contos de fadas, cuja transmissão acontece há séculos em inúmeras mídias. Assim sendo, buscamos identificar se existem (e quais seriam) as aproximações e distanciamentos entre algumas das versões de Bela Adormecida: o conto “Sol, Lua e Tália”, de Giambattista Basile, o filme “A Bela Adormecida” (EUA, 1959, produzido pelos estúdios Disney e dirigido por Clyde Geronimi, Les Clark, Wolfgang Reitherman e Eric Larson) e o longa-metragem “Beleza Adormecida” (AUSTRÁLIA, 2011, roteirizado e dirigido por Julia Leigh), concluindo que as grandes diferenças estão, especialmente, relacionadas à representação do feminino e à construção narrativa da protagonista. |
Resumen : | Com esta pesquisa, procuramos perceber as variadas construções narrativas formuladas por meio da transposição intermidiática de Bela Adormecida para o cinema, levando em conta os contextos de produção e recepção em que estão inseridas e a notabilíssima circulação dos contos de fadas, cuja transmissão acontece há séculos em inúmeras mídias. Assim sendo, buscamos identificar se existem (e quais seriam) as aproximações e distanciamentos entre algumas das versões de Bela Adormecida: o conto “Sol, Lua e Tália”, de Giambattista Basile, o filme “A Bela Adormecida” (EUA, 1959, produzido pelos estúdios Disney e dirigido por Clyde Geronimi, Les Clark, Wolfgang Reitherman e Eric Larson) e o longa-metragem “Beleza Adormecida” (AUSTRÁLIA, 2011, roteirizado e dirigido por Julia Leigh), concluindo que as grandes diferenças estão, especialmente, relacionadas à representação do feminino e à construção narrativa da protagonista. |
Palabras clave : | Transposição intermidiática Narrativa cinematográfica Contos de fadas Bela Adormecida |
CNPq: | Ciências Sociais Aplicadas |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Comunicação Social |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15537 |
Fecha de publicación : | 16-mar-2023 |
Aparece en las colecciones: | Rádio, TV e Internet (RTVI) - TCC Graduação |
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