https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15537
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
lucasandriesmendonçadecastro.pdf | 1.43 MB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Savernini, Érika | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5130539919434347 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Neves, Teresa Cristina da Costa | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9383607198471679 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Pelegrini, Christian Hugo | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1220551391795710 | pt_BR |
dc.creator | Castro, Lucas Andries Mendonça de | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4046590124395781 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-07-05T14:22:29Z | - |
dc.date.available | 2023-07-05T14:22:29Z | - |
dc.date.issued | 2023-03-16 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15537 | - |
dc.description.abstract | Com esta pesquisa, procuramos perceber as variadas construções narrativas formuladas por meio da transposição intermidiática de Bela Adormecida para o cinema, levando em conta os contextos de produção e recepção em que estão inseridas e a notabilíssima circulação dos contos de fadas, cuja transmissão acontece há séculos em inúmeras mídias. Assim sendo, buscamos identificar se existem (e quais seriam) as aproximações e distanciamentos entre algumas das versões de Bela Adormecida: o conto “Sol, Lua e Tália”, de Giambattista Basile, o filme “A Bela Adormecida” (EUA, 1959, produzido pelos estúdios Disney e dirigido por Clyde Geronimi, Les Clark, Wolfgang Reitherman e Eric Larson) e o longa-metragem “Beleza Adormecida” (AUSTRÁLIA, 2011, roteirizado e dirigido por Julia Leigh), concluindo que as grandes diferenças estão, especialmente, relacionadas à representação do feminino e à construção narrativa da protagonista. | pt_BR |
dc.description.resumo | Com esta pesquisa, procuramos perceber as variadas construções narrativas formuladas por meio da transposição intermidiática de Bela Adormecida para o cinema, levando em conta os contextos de produção e recepção em que estão inseridas e a notabilíssima circulação dos contos de fadas, cuja transmissão acontece há séculos em inúmeras mídias. Assim sendo, buscamos identificar se existem (e quais seriam) as aproximações e distanciamentos entre algumas das versões de Bela Adormecida: o conto “Sol, Lua e Tália”, de Giambattista Basile, o filme “A Bela Adormecida” (EUA, 1959, produzido pelos estúdios Disney e dirigido por Clyde Geronimi, Les Clark, Wolfgang Reitherman e Eric Larson) e o longa-metragem “Beleza Adormecida” (AUSTRÁLIA, 2011, roteirizado e dirigido por Julia Leigh), concluindo que as grandes diferenças estão, especialmente, relacionadas à representação do feminino e à construção narrativa da protagonista. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Comunicação Social | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Transposição intermidiática | pt_BR |
dc.subject | Narrativa cinematográfica | pt_BR |
dc.subject | Contos de fadas | pt_BR |
dc.subject | Bela Adormecida | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências Sociais Aplicadas | pt_BR |
dc.title | Várias versões de uma história: construções narrativas em transposições intermidiáticas do conto de fadas Bela Adormecida para o cinema | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Rádio, TV e Internet (RTVI) - TCC Graduação |
This item is licensed under a Creative Commons License