Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15536
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
kellymarcelladepaulamichaeliroque.pdf587.83 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Programa de treinamento profissional e estágio supervisionado: uma comparação a respeito de suas contribuições em relação à construção de saberes práticos na formação inicial
Autor(es): Roque, Kelly Marcella de Paula Michaeli
Primeiro Orientador: Araújo, Rita de Cássia Barros de Freitas
Resumo: O presente trabalho objetiva analisar experiências de formação prática nas licenciaturas, em especial no curso de pedagogia. O estágio supervisionado, obrigatório em todos os cursos de formação de professores do país, foi analisado ao lado do Programa de Treinamento Profissional, projeto idealizado pela Universidade Federal de Juiz de Fora em colaboração com o Colégio de Aplicação João XXIII. O trabalho busca compreender em que medida estas experiências colaboram na preparação dos professores no que diz respeito ao contato com boas referências que servirão às suas práticas profissionais futuras. Para isto, foi feita uma pesquisa bibliográfica para entender a origem do estágio e os desafios enfrentados para a realização de seus objetivos. Paralelamente, apresentamos um projeto do Programa de Treinamento Profissional, indicando suas contribuições na formação inicial. A conclusão indica que a maioria das experiências de estágio não cumpre o papel ao qual se propõe por uma série de motivos, enquanto o Programa de Treinamento Profissional se coloca como contraponto, oferecendo aos estudantes que dele participam a construção de conhecimentos e habilidades indispensáveis a práticas docentes significativas.
Abstract: he present work aims to analyze practical training experiences in teaching degrees, especially in the pedagogy course. The supervised internship, which is mandatory in all teacher training courses in the country, was analyzed alongside the Professional Training Program, a project conceived by the Federal University of Juiz de Fora in collaboration with the João XXIII College of Application. The work seeks to understand to what extent these experiences collaborate in the preparation of teachers with regard to contact with good references that will serve their future professional practices. For this, a bibliographical research was carried out to understand the origin of the internship and the challenges faced to achieve its objectives. At the same time, will be present a project for the Professional Training Program, indicating its contributions to initial training. The conclusion indicates that most internship experiences do not fulfill the role they are proposed for a number of reasons, while the Professional Training Program stands as a counterpoint, offering students who participate in it the construction of knowledge and skills that are indispensable for practical significant teachers.
Palavras-chave: Programa de treinamento profissional
Estágio supervisionado
Colégio de Aplicação João XXIII
Professional training program
Supervised internship
College of Application João XXIII
CNPq: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15536
Data do documento: 13-Mai-2023
Aparece nas coleções:Pedagogia presencial - TCC Graduação



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons