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dc.contributor.advisor1Araújo, Rita de Cássia Barros de Freitas-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7531704609356219pt_BR
dc.creatorRoque, Kelly Marcella de Paula Michaeli-
dc.creator.LattesLattespt_BR
dc.date.accessioned2023-07-05T14:13:59Z-
dc.date.available2023-05-13-
dc.date.available2023-07-05T14:13:59Z-
dc.date.issued2023-05-13-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15536-
dc.description.abstracthe present work aims to analyze practical training experiences in teaching degrees, especially in the pedagogy course. The supervised internship, which is mandatory in all teacher training courses in the country, was analyzed alongside the Professional Training Program, a project conceived by the Federal University of Juiz de Fora in collaboration with the João XXIII College of Application. The work seeks to understand to what extent these experiences collaborate in the preparation of teachers with regard to contact with good references that will serve their future professional practices. For this, a bibliographical research was carried out to understand the origin of the internship and the challenges faced to achieve its objectives. At the same time, will be present a project for the Professional Training Program, indicating its contributions to initial training. The conclusion indicates that most internship experiences do not fulfill the role they are proposed for a number of reasons, while the Professional Training Program stands as a counterpoint, offering students who participate in it the construction of knowledge and skills that are indispensable for practical significant teachers.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho objetiva analisar experiências de formação prática nas licenciaturas, em especial no curso de pedagogia. O estágio supervisionado, obrigatório em todos os cursos de formação de professores do país, foi analisado ao lado do Programa de Treinamento Profissional, projeto idealizado pela Universidade Federal de Juiz de Fora em colaboração com o Colégio de Aplicação João XXIII. O trabalho busca compreender em que medida estas experiências colaboram na preparação dos professores no que diz respeito ao contato com boas referências que servirão às suas práticas profissionais futuras. Para isto, foi feita uma pesquisa bibliográfica para entender a origem do estágio e os desafios enfrentados para a realização de seus objetivos. Paralelamente, apresentamos um projeto do Programa de Treinamento Profissional, indicando suas contribuições na formação inicial. A conclusão indica que a maioria das experiências de estágio não cumpre o papel ao qual se propõe por uma série de motivos, enquanto o Programa de Treinamento Profissional se coloca como contraponto, oferecendo aos estudantes que dele participam a construção de conhecimentos e habilidades indispensáveis a práticas docentes significativas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPrograma de treinamento profissionalpt_BR
dc.subjectEstágio supervisionadopt_BR
dc.subjectColégio de Aplicação João XXIIIpt_BR
dc.subjectProfessional training programpt_BR
dc.subjectSupervised internshippt_BR
dc.subjectCollege of Application João XXIIIpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.titlePrograma de treinamento profissional e estágio supervisionado: uma comparação a respeito de suas contribuições em relação à construção de saberes práticos na formação inicialpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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