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Clase: Dissertação
Título : Escola sem Partido: bastilha da razão humana
Autor(es): Reis, Larissa Pereira
Orientador: Lemos, Daniel Cavalcanti de Albuquerque
Miembros Examinadores: Souza, Maria Zélia Maia de Souza
Miembros Examinadores: Sepulveda, Denize de Aguiar Xavier
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo compreender as condições que possibilitaram a emergência do Movimento Escola Sem Partido no cenário político e social contemporâneo a partir da história do conservadorismo e da educação no Brasil. A metodologia utilizada, nesta pesquisa de mestrado, é a análise de documentos (textos,imagens, projetos de lei e entrevistas) produzidos pelo Movimento Escola Sem Partido em seus ditos constantes, sobretudo aqueles publicados no site escolasempartido.org e na página do facebook “Escola Sem Partido”, administrada pelo coordenador do MESP, o advogado Miguel Nagib. No interior da linha Linguagem, Culturas e Saberes e em diálogo com o pensamento de Michel Foucault desenvolvi a hipótese do Movimento Escola Sem Partido como sendo um projeto de educação conservadora, o que se confirmou ao final da pesquisa. O trabalho está organizado em três capítulos. O foco da análise do primeiro capítulo são os aspectos legais e tramitação dos Projetos de Lei Escola Sem partido com ênfase para o PL 867/2015 em tramitação na Câmara dos Deputados. No segundo capítulo analiso o discurso conservador e seus desdobramentos no campo da educação utilizando para tanto o método genealógico de pesquisa, tal como pensado por Michel Foucault. No terceiro capítulo penso os discursos de ódio e a demonização docente promovida pelo escola sem partido com ênfase no uso de imagens. Por fim, teço as considerações que me foram possíveis nessa trajetória da pesquisa sobre o Escola Sem Partido: Bastilha da Razão Humana.
Resumen : This paper aims to understand the conditions that made possible the emergence of the NoPartySchool in the contemporary political end social scenario from de histoty of conservarism ans education in Brazil. The methodology used in this master`s reserach is tje analysis of documents (texts, images, bill and interviews) produced by the No- PartySchool in its constant saying, especially those published on the escolasempartido.org website and in Facebook page “Escola Sem Partido”, administered MESP`s coordinator, lawyer Miguel Nagib. Whithin the line Lan- guage, Cultures and Knowledge and in dialogue with Miguel Foucault`s thought, I developed the hypothesis of the No- PartySchool as a conservative education Project, which was con- firmed at the end of the research. The work is organized in three chapters. The focus of theanalysis of the No- PartySchool bills with emphasis on PL 867/2015 and it’s similar. In the second chapter I analyze conservative discourse and its developments in the field of education using the genealogical method of research, as thought by Michel Foucaul. In the third chaper I look at hate speech and teacher demonization promoted by No- PartySchool with an emphansis on the use of imagens. Finally, I make the considerations that were possible to me in this tra- jectory of research on the NoPartySchool: Bastille of Human Reason.
Palabras clave : Escola sem partido
Conservadorismo
Ideologia
No- partyschool
Conservatism
Ideology
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Attribution 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15473
Fecha de publicación : 13-dic-2019
Aparece en las colecciones: Mestrado em Educação (Dissertações)



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