Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15473
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
larissapereirareis.pdf2.23 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Lemos, Daniel Cavalcanti de Albuquerque-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Maria Zélia Maia de Souza-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopt_BR
dc.contributor.referee2Sepulveda, Denize de Aguiar Xavier-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopt_BR
dc.creatorReis, Larissa Pereira-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopt_BR
dc.date.accessioned2023-06-05T15:43:51Z-
dc.date.available2023-06-05-
dc.date.available2023-06-05T15:43:51Z-
dc.date.issued2019-12-13-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15473-
dc.description.abstractThis paper aims to understand the conditions that made possible the emergence of the NoPartySchool in the contemporary political end social scenario from de histoty of conservarism ans education in Brazil. The methodology used in this master`s reserach is tje analysis of documents (texts, images, bill and interviews) produced by the No- PartySchool in its constant saying, especially those published on the escolasempartido.org website and in Facebook page “Escola Sem Partido”, administered MESP`s coordinator, lawyer Miguel Nagib. Whithin the line Lan- guage, Cultures and Knowledge and in dialogue with Miguel Foucault`s thought, I developed the hypothesis of the No- PartySchool as a conservative education Project, which was con- firmed at the end of the research. The work is organized in three chapters. The focus of theanalysis of the No- PartySchool bills with emphasis on PL 867/2015 and it’s similar. In the second chapter I analyze conservative discourse and its developments in the field of education using the genealogical method of research, as thought by Michel Foucaul. In the third chaper I look at hate speech and teacher demonization promoted by No- PartySchool with an emphansis on the use of imagens. Finally, I make the considerations that were possible to me in this tra- jectory of research on the NoPartySchool: Bastille of Human Reason.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo compreender as condições que possibilitaram a emergência do Movimento Escola Sem Partido no cenário político e social contemporâneo a partir da história do conservadorismo e da educação no Brasil. A metodologia utilizada, nesta pesquisa de mestrado, é a análise de documentos (textos,imagens, projetos de lei e entrevistas) produzidos pelo Movimento Escola Sem Partido em seus ditos constantes, sobretudo aqueles publicados no site escolasempartido.org e na página do facebook “Escola Sem Partido”, administrada pelo coordenador do MESP, o advogado Miguel Nagib. No interior da linha Linguagem, Culturas e Saberes e em diálogo com o pensamento de Michel Foucault desenvolvi a hipótese do Movimento Escola Sem Partido como sendo um projeto de educação conservadora, o que se confirmou ao final da pesquisa. O trabalho está organizado em três capítulos. O foco da análise do primeiro capítulo são os aspectos legais e tramitação dos Projetos de Lei Escola Sem partido com ênfase para o PL 867/2015 em tramitação na Câmara dos Deputados. No segundo capítulo analiso o discurso conservador e seus desdobramentos no campo da educação utilizando para tanto o método genealógico de pesquisa, tal como pensado por Michel Foucault. No terceiro capítulo penso os discursos de ódio e a demonização docente promovida pelo escola sem partido com ênfase no uso de imagens. Por fim, teço as considerações que me foram possíveis nessa trajetória da pesquisa sobre o Escola Sem Partido: Bastilha da Razão Humana.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
dc.subjectEscola sem partidopt_BR
dc.subjectConservadorismopt_BR
dc.subjectIdeologiapt_BR
dc.subjectNo- partyschoolpt_BR
dc.subjectConservatismpt_BR
dc.subjectIdeologypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleEscola sem Partido: bastilha da razão humanapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Educação (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons