Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1523
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
juliocesarrochaconceicao.pdf3.56 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Dissertação
Título: Imagens de Brasil: a representação de símbolos nacionais na publicidade de cerveja
Autor(es): Conceição, Júlio César Rocha
Primeiro Orientador: Pinheiro, Marta de Araújo
Membro da banca: Lopes Filho, Boanerges Balbino
Membro da banca: Deoud, Ivana Melhem
Resumo: Esta dissertação analisa a relação entre identidade nacional e cultura brasileira na produção publicitária tendo como objeto de investigação as campanhas nacionais de cerveja. Nosso material empírico foram as propagandas de cerveja impressas, no período entre os anos 50 e 90. O trabalho foi realizado através de uma análise textual baseada na análise crítica de discurso. Temos como hipótese que o discurso publicitário, quando se apropria das 'Imagens de Brasil', influencia na formação da cultura e identidade nacionais, colocando em relação as identidades, os grupos e as representações coletivas constituindo um sistema simbólico da cultura.
Abstract: This dissertation examines the relationship between national identity and culture in Brazilian advertising production having as research object national beer campaigns. Our empirical material were printed beer advertisements, in the period between the years 50 and 90. The study was conducted through a textual analysis based on critical analysis of speech. We hypothesized that the advertising discourse, when it appropriates the 'Brazil' images influences the formation of culture and national identity, putting in relation identities, groups and collective representations constitute a symbolic system of culture.
Palavras-chave: Identidade nacional
Cultura brasileira
Publicidade
Cerveja
National identity
Brazilian culture
Advertising
Beer
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Comunicação Social
Programa: Programa de Pós-graduação em Comunicação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1523
Data do documento: 27-Ago-2015
Aparece nas coleções:Mestrado em Comunicação (Dissertações)



Os itens no repositório estão protegidos por licenças Creative Commons, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.