Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1523
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
juliocesarrochaconceicao.pdf3.56 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Dissertação
Título : Imagens de Brasil: a representação de símbolos nacionais na publicidade de cerveja
Autor(es): Conceição, Júlio César Rocha
Orientador: Pinheiro, Marta de Araújo
Miembros Examinadores: Lopes Filho, Boanerges Balbino
Miembros Examinadores: Deoud, Ivana Melhem
Resumo: Esta dissertação analisa a relação entre identidade nacional e cultura brasileira na produção publicitária tendo como objeto de investigação as campanhas nacionais de cerveja. Nosso material empírico foram as propagandas de cerveja impressas, no período entre os anos 50 e 90. O trabalho foi realizado através de uma análise textual baseada na análise crítica de discurso. Temos como hipótese que o discurso publicitário, quando se apropria das 'Imagens de Brasil', influencia na formação da cultura e identidade nacionais, colocando em relação as identidades, os grupos e as representações coletivas constituindo um sistema simbólico da cultura.
Resumen : This dissertation examines the relationship between national identity and culture in Brazilian advertising production having as research object national beer campaigns. Our empirical material were printed beer advertisements, in the period between the years 50 and 90. The study was conducted through a textual analysis based on critical analysis of speech. We hypothesized that the advertising discourse, when it appropriates the 'Brazil' images influences the formation of culture and national identity, putting in relation identities, groups and collective representations constitute a symbolic system of culture.
Palabras clave : Identidade nacional
Cultura brasileira
Publicidade
Cerveja
National identity
Brazilian culture
Advertising
Beer
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Comunicação Social
Programa: Programa de Pós-graduação em Comunicação
Clase de Acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1523
Fecha de publicación : 27-ago-2015
Aparece en las colecciones: Mestrado em Comunicação (Dissertações)



Los ítems de DSpace están protegidos por licencias Creative Commons, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.