https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15209
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
israelitataiseassisrodrigues.pdf | 424.52 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | O direito à educação sob ameaça: o caso da contrarreforma do ensino médio |
Autor(es): | Rodrigues, Israelita Thaise Assis |
Primeiro Orientador: | Martins, André Silva |
Membro da banca: | Pires, Mônica Dias Medeiros |
Resumo: | A presente pesquisa bibliográfica buscou analisar o direito social à educação com foco na legislação brasileira, tendo como recorte principal a contrarreforma do ensino médio. A pesquisa foi fundamentada em categorias do materialismo histórico-social. O objetivo da pesquisa foi analisar o processo de construção da educação como direito social, bus- cando identificar os avanços e recuos na legislação, tomando como caso principal a pro- blemática do Ensino Médio delineado a partir das recentes mudanças realizadas na LDB. O resultado da pesquisa está ordenado na análise do processo de construção do di- reito social à educação por períodos históricos, sendo que o último capítulo é dedicado a analisar o significado das mudanças no Ensino Médio. Concluímos que as mudanças ocorridas no EM devem ser interpretadas como uma contrarreforma em decorrência de seu conteúdo regressivo para a problemática do direito. Tal processo é um mecanismo de poder para sentenciar o futuro dos filhos da classe trabalhadora a uma condição de subalternidade nas relações políticas e de trabalho. |
Abstract: | - |
Palavras-chave: | Direito à educação Ensino médio Relações de poder na educação |
CNPq: | Educação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso Restrito Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15209 |
Data do documento: | 22-Ago-2022 |
Aparece nas coleções: | Pedagogia presencial - TCC Graduação |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons