Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15209
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
israelitataiseassisrodrigues.pdf424.52 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O direito à educação sob ameaça: o caso da contrarreforma do ensino médio
Autor(es): Rodrigues, Israelita Thaise Assis
Primeiro Orientador: Martins, André Silva
Membro da banca: Pires, Mônica Dias Medeiros
Resumo: A presente pesquisa bibliográfica buscou analisar o direito social à educação com foco na legislação brasileira, tendo como recorte principal a contrarreforma do ensino médio. A pesquisa foi fundamentada em categorias do materialismo histórico-social. O objetivo da pesquisa foi analisar o processo de construção da educação como direito social, bus- cando identificar os avanços e recuos na legislação, tomando como caso principal a pro- blemática do Ensino Médio delineado a partir das recentes mudanças realizadas na LDB. O resultado da pesquisa está ordenado na análise do processo de construção do di- reito social à educação por períodos históricos, sendo que o último capítulo é dedicado a analisar o significado das mudanças no Ensino Médio. Concluímos que as mudanças ocorridas no EM devem ser interpretadas como uma contrarreforma em decorrência de seu conteúdo regressivo para a problemática do direito. Tal processo é um mecanismo de poder para sentenciar o futuro dos filhos da classe trabalhadora a uma condição de subalternidade nas relações políticas e de trabalho.
Abstract: -
Palavras-chave: Direito à educação
Ensino médio
Relações de poder na educação
CNPq: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15209
Data do documento: 22-Ago-2022
Aparece nas coleções:Pedagogia presencial - TCC Graduação



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons