https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15209
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
israelitataiseassisrodrigues.pdf | 424.52 kB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Martins, André Silva | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | lattes.cnpq.br/0792955379609832 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Pires, Mônica Dias Medeiros | - |
dc.contributor.referee1Lattes | lattes.cnpq.br | pt_BR |
dc.creator | Rodrigues, Israelita Thaise Assis | - |
dc.creator.Lattes | lattes.cnpq.br | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-03-17T12:23:31Z | - |
dc.date.available | 2022-08-22 | - |
dc.date.available | 2023-03-17T12:23:31Z | - |
dc.date.issued | 2022-08-22 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15209 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente pesquisa bibliográfica buscou analisar o direito social à educação com foco na legislação brasileira, tendo como recorte principal a contrarreforma do ensino médio. A pesquisa foi fundamentada em categorias do materialismo histórico-social. O objetivo da pesquisa foi analisar o processo de construção da educação como direito social, bus- cando identificar os avanços e recuos na legislação, tomando como caso principal a pro- blemática do Ensino Médio delineado a partir das recentes mudanças realizadas na LDB. O resultado da pesquisa está ordenado na análise do processo de construção do di- reito social à educação por períodos históricos, sendo que o último capítulo é dedicado a analisar o significado das mudanças no Ensino Médio. Concluímos que as mudanças ocorridas no EM devem ser interpretadas como uma contrarreforma em decorrência de seu conteúdo regressivo para a problemática do direito. Tal processo é um mecanismo de poder para sentenciar o futuro dos filhos da classe trabalhadora a uma condição de subalternidade nas relações políticas e de trabalho. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Restrito | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Direito à educação | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.subject | Relações de poder na educação | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
dc.title | O direito à educação sob ameaça: o caso da contrarreforma do ensino médio | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia presencial - TCC Graduação |
This item is licensed under a Creative Commons License