Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15209
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
israelitataiseassisrodrigues.pdf424.52 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: O direito à educação sob ameaça: o caso da contrarreforma do ensino médio
Author: Rodrigues, Israelita Thaise Assis
First Advisor: Martins, André Silva
Referee Member: Pires, Mônica Dias Medeiros
Resumo: A presente pesquisa bibliográfica buscou analisar o direito social à educação com foco na legislação brasileira, tendo como recorte principal a contrarreforma do ensino médio. A pesquisa foi fundamentada em categorias do materialismo histórico-social. O objetivo da pesquisa foi analisar o processo de construção da educação como direito social, bus- cando identificar os avanços e recuos na legislação, tomando como caso principal a pro- blemática do Ensino Médio delineado a partir das recentes mudanças realizadas na LDB. O resultado da pesquisa está ordenado na análise do processo de construção do di- reito social à educação por períodos históricos, sendo que o último capítulo é dedicado a analisar o significado das mudanças no Ensino Médio. Concluímos que as mudanças ocorridas no EM devem ser interpretadas como uma contrarreforma em decorrência de seu conteúdo regressivo para a problemática do direito. Tal processo é um mecanismo de poder para sentenciar o futuro dos filhos da classe trabalhadora a uma condição de subalternidade nas relações políticas e de trabalho.
Abstract: -
Keywords: Direito à educação
Ensino médio
Relações de poder na educação
CNPq: Educação
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Access Type: Acesso Restrito
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15209
Issue Date: 22-Aug-2022
Appears in Collections:Pedagogia presencial - TCC Graduação



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons