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Clase: Tese
Título : Religião não se discute... Contudo, poderíamos conversar melhor a respeito? : subsídios para o diálogo compreensivo entre um discurso evangélico contemporâneo de viés fundamentalista e a defesa de uma laicidade inclusiva nas escolas públicas brasileiras
Autor(es): Milagres, Jóvirson José
Orientador: Huff Júnior, Arnaldo Érico
Miembros Examinadores: Rodrigues, Elisa
Miembros Examinadores: Pires, Frederico Pieper
Miembros Examinadores: Coppe, Moises Abdon
Miembros Examinadores: Nogueira, Paulo Agostinho
Resumo: Situações em que alunos de escolas públicas, ou seus familiares, filiados a movimentos evangélicos que identificados aqui como de viés fundamentalista, questionam e, por vezes, boicotam determinadas atividades escolares alegando motivações religiosas têm sido recorrentes no Brasil. Sob o argumento de que a escola pública, em princípio laica, não seria o espaço adequado para se tratar de religião, principalmente para alunos que já possuem sua própria orientação religiosa, profissionais dessas instituições de ensino se percebem desprovidos de uma fundamentação teórico-científica que subsidie tomadas de decisão mais assertivas e consensuais frente a essas situações. A tese que defendo com o presente trabalho é que, justamente por ser laica, a escola pública se configura como um espaço propício para se tratar o fenômeno religioso por uma perspectiva mais abrangente, plural, e humanística. E, principalmente por ser laica, essas instituições de ensino não devem se isentar de abordar qualquer conteúdo que seja em face a impedimentos por motivações religiosas. O(s) conceito(s) de laicidade; os reflexos do movimento dinâmico do campo religioso brasileiro contemporâneo no ambiente escolar; a seleção de conteúdos relevantes em meio ao corpo de conhecimentos formado pela Ciência da Religião serão os tópicos aqui elencados no sentido de substanciar a referida tese. Por fim será apresentada uma proposta pedagógica de abordagem do tema religião nas escolas públicas brasileiras a partir de uma perspectiva crítico-dialógica.
Resumen : Des situations dans lesquelles des élèves des écoles publiques ou leurs familles, affiliées à une église néo-pentecôtiste, remettent en question et parfois boycottent certaines activités scolaires pour des motifs religieux sont récurrentes au Brésil. Sous l'argument que l'école publique, en principe laïque, ne serait pas l'espace approprié pour traiter de la religion, en particulier pour les élèves qui ont déjà leur propre orientation religieuse, les professionnels de ces établissements d'enseignement se voient manquer d'une base théorique et scientifique qui subventionner une prise de décision plus affirmée et consensuelle face à ces situations. La thèse que je défends avec le présent travail est que, précisément parce qu'elle est laïque, l'école publique est configurée comme un espace propice pour traiter la religion de manière impartiale et humaniste et, principalement parce qu'elle est laïque, elle ne devrait pas être exempte de tout contenu à caractère religieux. Concept (s) de laïcité; réflexions, dans le milieu scolaire, de la dynamique contemporaine du champ religieux brésilien, sélection de contenus pertinents parmi le corpus de connaissances formé par la science de la religion et proposition pédagogique pour aborder le thème de la religion dans les écoles publiques brésiliennes dans une perspective critique-dialogique sera présenté ici afin d'étayer cette thèse.
Palabras clave : Escola pública
Fundamentalismo religioso
Laicidade
École publique
Foundamentalisme religieux
Laïcité
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: ICH – Instituto de Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-graduação em Ciência da Religião
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Attribution 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15205
Fecha de publicación : 16-dic-2022
Aparece en las colecciones: Doutorado em Ciência da Religião (Teses)



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