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Clase: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Educação de jovens e adultos: reflexão entre teoria e prática
Autor(es): Regazzi, Bianca Procópio João
Orientador: Santiago, Mylene Cristina
Miembros Examinadores: Volpe, Geruza Cristina Meirelles
Resumo: A presente monografia de conclusão de curso, tem como tema a educação de jovens e adultos, onde se realizou uma reflexão entre teórica, discutindo a importância de não se infantilizar as metodologias de ensino e conteúdos curriculares na EJA. Este trabalho justifica-se pela sua importância ao se fazer uma análise sobre a história da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil, onde se observou a existência de mudanças significativas e essenciais referentes a esta modalidade educacional, principalmente na legislação e na metodologia utilizada no processo ensino-aprendizagem. Tais mudanças se mostram necessárias para que se possa democratizar cada vez mais a educação, principalmente a de adultos. A questão que norteia este trabalho é: Quais são as perspectivas e reflexões que são necessárias à EJA? Assim, este trabalho tem como principal objetivo identificar a importância de uma metodologia de ensino não infantilizada pelos profissionais que se dedicam às turmas de jovens e adultos; que respeite as características dos alunos dessa modalidade de ensino, baseando-se assim nos estudos de grandes educadores. Algumas das principais referências bibliográficas utilizadas foram: a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB9394/1996), a Base Nacional Comum Curricular, Paulo Freire e Moacir Gadotti. Os métodos infantilizados comumente utilizados na educação de jovens e adultos (EJA) divergem das propostas de ensino que recomendam as legislações educacionais e tendências pedagógicas progressistas, sobretudo a proposta libertadora idealizada por Paulo Freire. A monografia está dividida em três capítulos, o primeiro aborda a história da EJA no Brasil; o segundo, apresenta reflexões sobre as práticas curriculares no contexto da EJA; e o terceiro capítulo falará sobre a formação do docente para a atuação na EJA, com base nas contribuições de Paulo Freire.
Resumen : -
Palabras clave : Eja
Infantilização
Metodologia de ensino
Paulo Freire
Educação de jovens e adultos
CNPq: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15120
Fecha de publicación : 8-ago-2022
Aparece en las colecciones: Pedagogia presencial - TCC Graduação



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