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dc.contributor.advisor1Santiago, Mylene Cristina-
dc.contributor.advisor1Latteslattes.cnpq.br/0803555578064293pt_BR
dc.contributor.referee1Volpe, Geruza Cristina Meirelles-
dc.contributor.referee1Latteslattes.cnpq.br/5478898364768757pt_BR
dc.creatorRegazzi, Bianca Procópio João-
dc.creator.Latteslattes.cnpq.brpt_BR
dc.date.accessioned2023-02-28T11:49:07Z-
dc.date.available2022-08-08-
dc.date.available2023-02-28T11:49:07Z-
dc.date.issued2022-08-08-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15120-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoA presente monografia de conclusão de curso, tem como tema a educação de jovens e adultos, onde se realizou uma reflexão entre teórica, discutindo a importância de não se infantilizar as metodologias de ensino e conteúdos curriculares na EJA. Este trabalho justifica-se pela sua importância ao se fazer uma análise sobre a história da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil, onde se observou a existência de mudanças significativas e essenciais referentes a esta modalidade educacional, principalmente na legislação e na metodologia utilizada no processo ensino-aprendizagem. Tais mudanças se mostram necessárias para que se possa democratizar cada vez mais a educação, principalmente a de adultos. A questão que norteia este trabalho é: Quais são as perspectivas e reflexões que são necessárias à EJA? Assim, este trabalho tem como principal objetivo identificar a importância de uma metodologia de ensino não infantilizada pelos profissionais que se dedicam às turmas de jovens e adultos; que respeite as características dos alunos dessa modalidade de ensino, baseando-se assim nos estudos de grandes educadores. Algumas das principais referências bibliográficas utilizadas foram: a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB9394/1996), a Base Nacional Comum Curricular, Paulo Freire e Moacir Gadotti. Os métodos infantilizados comumente utilizados na educação de jovens e adultos (EJA) divergem das propostas de ensino que recomendam as legislações educacionais e tendências pedagógicas progressistas, sobretudo a proposta libertadora idealizada por Paulo Freire. A monografia está dividida em três capítulos, o primeiro aborda a história da EJA no Brasil; o segundo, apresenta reflexões sobre as práticas curriculares no contexto da EJA; e o terceiro capítulo falará sobre a formação do docente para a atuação na EJA, com base nas contribuições de Paulo Freire.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEjapt_BR
dc.subjectInfantilizaçãopt_BR
dc.subjectMetodologia de ensinopt_BR
dc.subjectPaulo Freirept_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.titleEducação de jovens e adultos: reflexão entre teoria e práticapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Pedagogia presencial - TCC Graduação



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