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Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Educação de jovens e adultos: reflexão entre teoria e prática
Author: Regazzi, Bianca Procópio João
First Advisor: Santiago, Mylene Cristina
Referee Member: Volpe, Geruza Cristina Meirelles
Resumo: A presente monografia de conclusão de curso, tem como tema a educação de jovens e adultos, onde se realizou uma reflexão entre teórica, discutindo a importância de não se infantilizar as metodologias de ensino e conteúdos curriculares na EJA. Este trabalho justifica-se pela sua importância ao se fazer uma análise sobre a história da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil, onde se observou a existência de mudanças significativas e essenciais referentes a esta modalidade educacional, principalmente na legislação e na metodologia utilizada no processo ensino-aprendizagem. Tais mudanças se mostram necessárias para que se possa democratizar cada vez mais a educação, principalmente a de adultos. A questão que norteia este trabalho é: Quais são as perspectivas e reflexões que são necessárias à EJA? Assim, este trabalho tem como principal objetivo identificar a importância de uma metodologia de ensino não infantilizada pelos profissionais que se dedicam às turmas de jovens e adultos; que respeite as características dos alunos dessa modalidade de ensino, baseando-se assim nos estudos de grandes educadores. Algumas das principais referências bibliográficas utilizadas foram: a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB9394/1996), a Base Nacional Comum Curricular, Paulo Freire e Moacir Gadotti. Os métodos infantilizados comumente utilizados na educação de jovens e adultos (EJA) divergem das propostas de ensino que recomendam as legislações educacionais e tendências pedagógicas progressistas, sobretudo a proposta libertadora idealizada por Paulo Freire. A monografia está dividida em três capítulos, o primeiro aborda a história da EJA no Brasil; o segundo, apresenta reflexões sobre as práticas curriculares no contexto da EJA; e o terceiro capítulo falará sobre a formação do docente para a atuação na EJA, com base nas contribuições de Paulo Freire.
Abstract: -
Keywords: Eja
Infantilização
Metodologia de ensino
Paulo Freire
Educação de jovens e adultos
CNPq: Educação
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15120
Issue Date: 8-Aug-2022
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