https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15108
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
lavineasantosdejesusnascimento.pdf | 228.86 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Um breve panorama sobre a educação bilíngue de surdos no Brasil entre 2005 E 2020: o que dizem as pesquisas |
Autor(es): | Nascimento, Lavinea Santos de Jesus |
Primeiro Orientador: | Antunes, Katiuscia Cristina Vargas |
Membro da banca: | Santiago, Mylene Cristina |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é identificar nos artigos publicados nos Portais de Periódicos da ANPEd (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação) e do INES (Instituto Nacional de Educação de Surdos) como vêm sendo ofertado a educação bilíngue para surdos no Brasil nos Anos iniciais do ensino fundamental, a partir do ano 2005, ano de publicação do Decreto no 5.626. Este estudo foi desenvolvido através de uma pesquisa qualitativa exploratório-descritiva, tratando-se de uma pesquisa bibliográfica. Foram selecionados sete artigos com o tema proposto e uma leitura crítica que resultou na identificação dos temas em comum como: a importância da aquisição da Libras (Língua Brasileira de Sinais) na infância; o desenvolvimento social e cognitivo através da Libras como L1 (primeira língua) e a formação de profissionais capacitados. As análises e discussões foram embasadas em estudos teóricos de Skliar (2016), Silvério e Rodrigues (2013), Quadros (2005) e Perlin (2006) e nas pesquisas atuais da área de Fini e Fetzner (2017), Arruda e Portella (2018), Lacerda e Lodi (2007), Klein e Formozo (2007) e Tartuci (2007). A partir dos trabalhos anteriormente citados pode-se constatar que a prática nem sempre cumpre o que é proposto pela legislação e percebe-se que a Libras encontra-se muito longe de ser considerada a língua de instrução nos espaços escolares e que a formação dos profissionais que atuam na área está longe do ideal, resultando em espaços onde a Língua Portuguesa ainda prevalece como língua de instrução e a presença do professor surdo é pouco valorizada. |
Abstract: | The objective of this work is to identify in the published in the Portals of Graduate Studies and Research in Education of the INES (National Association of Graduate Studies and Research in Education for the Deaf) how bilingual education for the deaf has been offered in Brazil in the early years of education. fundamental, as of 2005, year of publication of Decree 5,626. This study was developed through exploratory-descriptive qualitative research, dealing with bibliographic research. There were seven articles selected with the proposal and a critical reading that resulted in the identification of common themes such as: the acquisition of Libras (Brazilian Sign Language) in childhood; cognitive development through Libras as 1 (first professional language) and professional language training. The research and studies were based on theoretical studies by Skliar (2016), Silvério and Rodrigues (2005), Quadros (2005) and Perlin (2006) and on current research in the area of Fini and Fetzner 2017), Lacerda and Lodi (2007). ), Klein and Formozo (2007) and Tartuci (2007). From the previous works, it can be seen that the practice does not always comply with what is proposed by the legislation and that Libras is very far from being considered the language of instructions in school spaces and that the training of professionals that the area of Portuguese performance is longer than ideal, with the language still prevailing as instruction and the presence of the teacher little valued. |
Palavras-chave: | Educação de surdos Educação bilíngue Anos iniciais Deaf education Bilingual education Early years |
CNPq: | Educação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15108 |
Data do documento: | 28-Jun-2022 |
Aparece nas coleções: | Pedagogia presencial - TCC Graduação |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons