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dc.contributor.advisor1Antunes, Katiuscia Cristina Vargas-
dc.contributor.advisor1Latteslattes.cnpq.br/7309708713801729pt_BR
dc.contributor.referee1Santiago, Mylene Cristina-
dc.contributor.referee1Latteslattes.cnpq.br/0803555578064293pt_BR
dc.creatorNascimento, Lavinea Santos de Jesus-
dc.creator.Latteslattes.cnpq.brpt_BR
dc.date.accessioned2023-02-24T10:41:29Z-
dc.date.available2022-06-28-
dc.date.available2023-02-24T10:41:29Z-
dc.date.issued2022-06-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15108-
dc.description.abstractThe objective of this work is to identify in the published in the Portals of Graduate Studies and Research in Education of the INES (National Association of Graduate Studies and Research in Education for the Deaf) how bilingual education for the deaf has been offered in Brazil in the early years of education. fundamental, as of 2005, year of publication of Decree 5,626. This study was developed through exploratory-descriptive qualitative research, dealing with bibliographic research. There were seven articles selected with the proposal and a critical reading that resulted in the identification of common themes such as: the acquisition of Libras (Brazilian Sign Language) in childhood; cognitive development through Libras as 1 (first professional language) and professional language training. The research and studies were based on theoretical studies by Skliar (2016), Silvério and Rodrigues (2005), Quadros (2005) and Perlin (2006) and on current research in the area of Fini and Fetzner 2017), Lacerda and Lodi (2007). ), Klein and Formozo (2007) and Tartuci (2007). From the previous works, it can be seen that the practice does not always comply with what is proposed by the legislation and that Libras is very far from being considered the language of instructions in school spaces and that the training of professionals that the area of Portuguese performance is longer than ideal, with the language still prevailing as instruction and the presence of the teacher little valued.pt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho é identificar nos artigos publicados nos Portais de Periódicos da ANPEd (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação) e do INES (Instituto Nacional de Educação de Surdos) como vêm sendo ofertado a educação bilíngue para surdos no Brasil nos Anos iniciais do ensino fundamental, a partir do ano 2005, ano de publicação do Decreto no 5.626. Este estudo foi desenvolvido através de uma pesquisa qualitativa exploratório-descritiva, tratando-se de uma pesquisa bibliográfica. Foram selecionados sete artigos com o tema proposto e uma leitura crítica que resultou na identificação dos temas em comum como: a importância da aquisição da Libras (Língua Brasileira de Sinais) na infância; o desenvolvimento social e cognitivo através da Libras como L1 (primeira língua) e a formação de profissionais capacitados. As análises e discussões foram embasadas em estudos teóricos de Skliar (2016), Silvério e Rodrigues (2013), Quadros (2005) e Perlin (2006) e nas pesquisas atuais da área de Fini e Fetzner (2017), Arruda e Portella (2018), Lacerda e Lodi (2007), Klein e Formozo (2007) e Tartuci (2007). A partir dos trabalhos anteriormente citados pode-se constatar que a prática nem sempre cumpre o que é proposto pela legislação e percebe-se que a Libras encontra-se muito longe de ser considerada a língua de instrução nos espaços escolares e que a formação dos profissionais que atuam na área está longe do ideal, resultando em espaços onde a Língua Portuguesa ainda prevalece como língua de instrução e a presença do professor surdo é pouco valorizada.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação de surdospt_BR
dc.subjectEducação bilínguept_BR
dc.subjectAnos iniciaispt_BR
dc.subjectDeaf educationpt_BR
dc.subjectBilingual educationpt_BR
dc.subjectEarly yearspt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.titleUm breve panorama sobre a educação bilíngue de surdos no Brasil entre 2005 E 2020: o que dizem as pesquisaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece en las colecciones: Pedagogia presencial - TCC Graduação



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