https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15094
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
prisciladamascenorodrigues.pdf | 536.83 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Relato de experiência: estratégias metodológicas para ensino da leitura literária na alfabetização |
Autor(es): | Rodrigues, Priscilla Damasceno |
Primeiro Orientador: | Prado, Suzana Lima Vargas |
Membro da banca: | Magalhâes, Luciane Manera |
Resumo: | Este relato de experiência tem por objetivo apresentar as estratégias metodológicas adotadas para o ensino da leitura literária junto a uma criança em fase de alfabetização. A proposta didática foi desenvolvida a partir da seleção de obras de qualidade literária pertencentes a diferentes gêneros textuais ligados ao campo artístico-literário (BRASIL, 2018). O relato de experiência discutirá os dados obtidos nos atendimentos pedagógicos quinzenais realizados nos meses de junho e julho, tendo como referência a leitura literária realizada junto com a criança, seus desenhos e os registros escritos feitos após a leitura. A análise dos dados se pautou em contribuições teóricas advindas do campo do ensino da leitura: Teresa Colomer (2007); Cecília Bajour (2012); Maria Teresa Andruetto (2012); Daniel Pennac (1993). Os resultados alcançados apontam para importância da atuação da professora- mediadora que soube selecionar obras de qualidade literária, considerando seus aspectos temático, textual, visual e o projeto gráfico, assim como elaborou chaves de leitura, visando incentivar o pensamento, a expressão e a compreensão do texto. |
Abstract: | - |
Palavras-chave: | Literatura infantil Alfabetização Compreensão leitora |
CNPq: | Educação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15094 |
Data do documento: | 18-Jan-2023 |
Aparece nas coleções: | Pedagogia presencial - TCC Graduação |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons