Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15094
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
prisciladamascenorodrigues.pdf536.83 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Relato de experiência: estratégias metodológicas para ensino da leitura literária na alfabetização
Author: Rodrigues, Priscilla Damasceno
First Advisor: Prado, Suzana Lima Vargas
Referee Member: Magalhâes, Luciane Manera
Resumo: Este relato de experiência tem por objetivo apresentar as estratégias metodológicas adotadas para o ensino da leitura literária junto a uma criança em fase de alfabetização. A proposta didática foi desenvolvida a partir da seleção de obras de qualidade literária pertencentes a diferentes gêneros textuais ligados ao campo artístico-literário (BRASIL, 2018). O relato de experiência discutirá os dados obtidos nos atendimentos pedagógicos quinzenais realizados nos meses de junho e julho, tendo como referência a leitura literária realizada junto com a criança, seus desenhos e os registros escritos feitos após a leitura. A análise dos dados se pautou em contribuições teóricas advindas do campo do ensino da leitura: Teresa Colomer (2007); Cecília Bajour (2012); Maria Teresa Andruetto (2012); Daniel Pennac (1993). Os resultados alcançados apontam para importância da atuação da professora- mediadora que soube selecionar obras de qualidade literária, considerando seus aspectos temático, textual, visual e o projeto gráfico, assim como elaborou chaves de leitura, visando incentivar o pensamento, a expressão e a compreensão do texto.
Abstract: -
Keywords: Literatura infantil
Alfabetização
Compreensão leitora
CNPq: Educação
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15094
Issue Date: 18-Jan-2023
Appears in Collections:Pedagogia presencial - TCC Graduação



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons