https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15094
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
prisciladamascenorodrigues.pdf | 536.83 kB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Prado, Suzana Lima Vargas | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | lattes.cnpq.br/2754895922389078 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Magalhâes, Luciane Manera | - |
dc.contributor.referee1Lattes | lattes.cnpq.br/7679506538051741 | pt_BR |
dc.creator | Rodrigues, Priscilla Damasceno | - |
dc.creator.Lattes | lattes.cnpq.br | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-02-16T13:31:42Z | - |
dc.date.available | 2023-01-18 | - |
dc.date.available | 2023-02-16T13:31:42Z | - |
dc.date.issued | 2023-01-18 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15094 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | Este relato de experiência tem por objetivo apresentar as estratégias metodológicas adotadas para o ensino da leitura literária junto a uma criança em fase de alfabetização. A proposta didática foi desenvolvida a partir da seleção de obras de qualidade literária pertencentes a diferentes gêneros textuais ligados ao campo artístico-literário (BRASIL, 2018). O relato de experiência discutirá os dados obtidos nos atendimentos pedagógicos quinzenais realizados nos meses de junho e julho, tendo como referência a leitura literária realizada junto com a criança, seus desenhos e os registros escritos feitos após a leitura. A análise dos dados se pautou em contribuições teóricas advindas do campo do ensino da leitura: Teresa Colomer (2007); Cecília Bajour (2012); Maria Teresa Andruetto (2012); Daniel Pennac (1993). Os resultados alcançados apontam para importância da atuação da professora- mediadora que soube selecionar obras de qualidade literária, considerando seus aspectos temático, textual, visual e o projeto gráfico, assim como elaborou chaves de leitura, visando incentivar o pensamento, a expressão e a compreensão do texto. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Literatura infantil | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Compreensão leitora | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
dc.title | Relato de experiência: estratégias metodológicas para ensino da leitura literária na alfabetização | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia presencial - TCC Graduação |
This item is licensed under a Creative Commons License