Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15094
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
prisciladamascenorodrigues.pdf536.83 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisor1Prado, Suzana Lima Vargas-
dc.contributor.advisor1Latteslattes.cnpq.br/2754895922389078pt_BR
dc.contributor.referee1Magalhâes, Luciane Manera-
dc.contributor.referee1Latteslattes.cnpq.br/7679506538051741pt_BR
dc.creatorRodrigues, Priscilla Damasceno-
dc.creator.Latteslattes.cnpq.brpt_BR
dc.date.accessioned2023-02-16T13:31:42Z-
dc.date.available2023-01-18-
dc.date.available2023-02-16T13:31:42Z-
dc.date.issued2023-01-18-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15094-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoEste relato de experiência tem por objetivo apresentar as estratégias metodológicas adotadas para o ensino da leitura literária junto a uma criança em fase de alfabetização. A proposta didática foi desenvolvida a partir da seleção de obras de qualidade literária pertencentes a diferentes gêneros textuais ligados ao campo artístico-literário (BRASIL, 2018). O relato de experiência discutirá os dados obtidos nos atendimentos pedagógicos quinzenais realizados nos meses de junho e julho, tendo como referência a leitura literária realizada junto com a criança, seus desenhos e os registros escritos feitos após a leitura. A análise dos dados se pautou em contribuições teóricas advindas do campo do ensino da leitura: Teresa Colomer (2007); Cecília Bajour (2012); Maria Teresa Andruetto (2012); Daniel Pennac (1993). Os resultados alcançados apontam para importância da atuação da professora- mediadora que soube selecionar obras de qualidade literária, considerando seus aspectos temático, textual, visual e o projeto gráfico, assim como elaborou chaves de leitura, visando incentivar o pensamento, a expressão e a compreensão do texto.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLiteratura infantilpt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectCompreensão leitorapt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.titleRelato de experiência: estratégias metodológicas para ensino da leitura literária na alfabetizaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece en las colecciones: Pedagogia presencial - TCC Graduação



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons