Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15081
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
vanessacristinarezendecarvalho.pdf1.34 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Alfabetização e letramento no ensino remoto emergencial: a experiência do colégio de aplicação João XXIII/UFJF
Autor(es): Carvalho, Vanessa Cristina Rezende
Primeiro Orientador: Alves, Alesandra Maia Lima
Membro da banca: Bellotti, Andreia Alvim
Resumo: Este trabalho pretende revelar se é possível promover os processos de alfabetização e letramento no ensino remoto e se esses, caso se efetivem, são significativos. A pesquisa tem como contexto a experiência de Ensino Remoto Emergencial do Colégio de Aplicação João XXIII, Unidade Acadêmica da Universidade Federal de Juiz de Fora, ao longo do ano letivo de 2021. Por meio de uma revisão bibliográfica constata-se que é fundamental que os processos de alfabetização e letramento se deem de forma articulada, através de atividades que promovam reflexão sobre a língua escrita a partir de textos com funções sociais reais. Baseado nisso, são descritas e analisadas algumas atividades propostas pela equipe pedagógica das turmas do primeiro ano do Ensino Fundamental durante o ensino remoto bem como situações surgidas no cotidiano da sala de aula virtual. Foi verificado que é possível, sim, promover os processos de alfabetização e letramento no ensino remoto, ainda que alguns aspectos do funcionamento do Sistema de Escrita Alfabética precisem ser consolidados no ano seguinte, desde que haja uma apropriação do novo ambiente virtual de aprendizagem por professores e alunos para promover a reflexão sobre a língua escrita. Esses processos, porém, se dão num ritmo próprio e com mais desafios a serem superados. E eles são significativos a partir do momento em que se parte da nova realidade imposta pela pandemia da COVID-19 e se crie oportunidades para o envolvimento e participação das crianças.
Abstract: -
Palavras-chave: Alfabetização letramento
Ensino remoto emergencial
Cap João XXIII/UFJF
CNPq: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15081
Data do documento: 22-Ago-2022
Aparece nas coleções:Pedagogia presencial - TCC Graduação



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons