Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15081
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
vanessacristinarezendecarvalho.pdf1.34 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Alves, Alesandra Maia Lima-
dc.contributor.advisor1Latteslattes.cnpq.br/4249189703227909pt_BR
dc.contributor.referee1Bellotti, Andreia Alvim-
dc.contributor.referee1Latteslattes.cnpq.br/9867650867886059pt_BR
dc.creatorCarvalho, Vanessa Cristina Rezende-
dc.creator.Latteslattes.cnpq.brpt_BR
dc.date.accessioned2023-02-14T15:45:03Z-
dc.date.available2022-08-22-
dc.date.available2023-02-14T15:45:03Z-
dc.date.issued2022-08-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15081-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho pretende revelar se é possível promover os processos de alfabetização e letramento no ensino remoto e se esses, caso se efetivem, são significativos. A pesquisa tem como contexto a experiência de Ensino Remoto Emergencial do Colégio de Aplicação João XXIII, Unidade Acadêmica da Universidade Federal de Juiz de Fora, ao longo do ano letivo de 2021. Por meio de uma revisão bibliográfica constata-se que é fundamental que os processos de alfabetização e letramento se deem de forma articulada, através de atividades que promovam reflexão sobre a língua escrita a partir de textos com funções sociais reais. Baseado nisso, são descritas e analisadas algumas atividades propostas pela equipe pedagógica das turmas do primeiro ano do Ensino Fundamental durante o ensino remoto bem como situações surgidas no cotidiano da sala de aula virtual. Foi verificado que é possível, sim, promover os processos de alfabetização e letramento no ensino remoto, ainda que alguns aspectos do funcionamento do Sistema de Escrita Alfabética precisem ser consolidados no ano seguinte, desde que haja uma apropriação do novo ambiente virtual de aprendizagem por professores e alunos para promover a reflexão sobre a língua escrita. Esses processos, porém, se dão num ritmo próprio e com mais desafios a serem superados. E eles são significativos a partir do momento em que se parte da nova realidade imposta pela pandemia da COVID-19 e se crie oportunidades para o envolvimento e participação das crianças.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAlfabetização letramentopt_BR
dc.subjectEnsino remoto emergencialpt_BR
dc.subjectCap João XXIII/UFJFpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.titleAlfabetização e letramento no ensino remoto emergencial: a experiência do colégio de aplicação João XXIII/UFJFpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Pedagogia presencial - TCC Graduação



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons