https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15081
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
vanessacristinarezendecarvalho.pdf | 1.34 MB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Alves, Alesandra Maia Lima | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | lattes.cnpq.br/4249189703227909 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Bellotti, Andreia Alvim | - |
dc.contributor.referee1Lattes | lattes.cnpq.br/9867650867886059 | pt_BR |
dc.creator | Carvalho, Vanessa Cristina Rezende | - |
dc.creator.Lattes | lattes.cnpq.br | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-02-14T15:45:03Z | - |
dc.date.available | 2022-08-22 | - |
dc.date.available | 2023-02-14T15:45:03Z | - |
dc.date.issued | 2022-08-22 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15081 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho pretende revelar se é possível promover os processos de alfabetização e letramento no ensino remoto e se esses, caso se efetivem, são significativos. A pesquisa tem como contexto a experiência de Ensino Remoto Emergencial do Colégio de Aplicação João XXIII, Unidade Acadêmica da Universidade Federal de Juiz de Fora, ao longo do ano letivo de 2021. Por meio de uma revisão bibliográfica constata-se que é fundamental que os processos de alfabetização e letramento se deem de forma articulada, através de atividades que promovam reflexão sobre a língua escrita a partir de textos com funções sociais reais. Baseado nisso, são descritas e analisadas algumas atividades propostas pela equipe pedagógica das turmas do primeiro ano do Ensino Fundamental durante o ensino remoto bem como situações surgidas no cotidiano da sala de aula virtual. Foi verificado que é possível, sim, promover os processos de alfabetização e letramento no ensino remoto, ainda que alguns aspectos do funcionamento do Sistema de Escrita Alfabética precisem ser consolidados no ano seguinte, desde que haja uma apropriação do novo ambiente virtual de aprendizagem por professores e alunos para promover a reflexão sobre a língua escrita. Esses processos, porém, se dão num ritmo próprio e com mais desafios a serem superados. E eles são significativos a partir do momento em que se parte da nova realidade imposta pela pandemia da COVID-19 e se crie oportunidades para o envolvimento e participação das crianças. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Alfabetização letramento | pt_BR |
dc.subject | Ensino remoto emergencial | pt_BR |
dc.subject | Cap João XXIII/UFJF | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
dc.title | Alfabetização e letramento no ensino remoto emergencial: a experiência do colégio de aplicação João XXIII/UFJF | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia presencial - TCC Graduação |
This item is licensed under a Creative Commons License