Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15081
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
vanessacristinarezendecarvalho.pdf1.34 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Alfabetização e letramento no ensino remoto emergencial: a experiência do colégio de aplicação João XXIII/UFJF
Author: Carvalho, Vanessa Cristina Rezende
First Advisor: Alves, Alesandra Maia Lima
Referee Member: Bellotti, Andreia Alvim
Resumo: Este trabalho pretende revelar se é possível promover os processos de alfabetização e letramento no ensino remoto e se esses, caso se efetivem, são significativos. A pesquisa tem como contexto a experiência de Ensino Remoto Emergencial do Colégio de Aplicação João XXIII, Unidade Acadêmica da Universidade Federal de Juiz de Fora, ao longo do ano letivo de 2021. Por meio de uma revisão bibliográfica constata-se que é fundamental que os processos de alfabetização e letramento se deem de forma articulada, através de atividades que promovam reflexão sobre a língua escrita a partir de textos com funções sociais reais. Baseado nisso, são descritas e analisadas algumas atividades propostas pela equipe pedagógica das turmas do primeiro ano do Ensino Fundamental durante o ensino remoto bem como situações surgidas no cotidiano da sala de aula virtual. Foi verificado que é possível, sim, promover os processos de alfabetização e letramento no ensino remoto, ainda que alguns aspectos do funcionamento do Sistema de Escrita Alfabética precisem ser consolidados no ano seguinte, desde que haja uma apropriação do novo ambiente virtual de aprendizagem por professores e alunos para promover a reflexão sobre a língua escrita. Esses processos, porém, se dão num ritmo próprio e com mais desafios a serem superados. E eles são significativos a partir do momento em que se parte da nova realidade imposta pela pandemia da COVID-19 e se crie oportunidades para o envolvimento e participação das crianças.
Abstract: -
Keywords: Alfabetização letramento
Ensino remoto emergencial
Cap João XXIII/UFJF
CNPq: Educação
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15081
Issue Date: 22-Aug-2022
Appears in Collections:Pedagogia presencial - TCC Graduação



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons