https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15059
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
alexiasilvafernandes.pdf | 1.26 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Formação docente por meio do Youtube: a preparação dos professores para lidarem com as novas demandas do ensino remoto emergencial (ERE) |
Autor(es): | Fernandes, Alexia Silva |
Primeiro Orientador: | Martins, Elita Betania de Andrade |
Membro da banca: | Rodrigues, Rubens Luiz |
Resumo: | O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo principal compreender como foi o processo de busca de formação docente durante o período de pandemia, buscando responder a questão que originou através da minha participação do grupo de pesquisa GESE: “O Youtube foi utilizado como espaço de formação para os professores lidarem com as novas demandas do Ensino Remoto Emergencial (ERE)?”. A metodologia utilizada trata-se de uma pesquisa documental realizada por meio de um levantamento de vídeos mais visualizados dentro da plataforma do Youtube, esses vídeos são os tutoriais mais visualizados voltados para a prática docente, demonstrando o quanto essa tecnologia influenciou o cotidiano desses professores. Ademais, a influência das tecnologias apresentou uma série de aplicativos que estavam ligados a Coalizão da Unesco que proporcionaram a adequação das escolas por meio de criação de salas de aulas virtuais e videoconferência, isso demonstra o processo de privatização da escola e também a promoção da desigualdade em nossa sociedade por meio da implementação do ensino remoto com o viés de cumprir o calendário escolar no ano de 2020. Por fim, diante desse processo de busca realizado pelos professores, a obtenção dos resultados dessa pesquisa demonstrou a ausência de condições de trabalho que muitos docentes enfrentaram e principalmente a precarização do trabalho docente já que muitos não obtiveram suporte da escola e precisaram buscar um meio de formação rápido. Esse processo enfatizou ainda mais a implementação do Youtube nas práticas dos professores e ainda mais conteúdos relacionados a formação/capacitação. |
Abstract: | - |
Palavras-chave: | Formação docente Tutoriais Pandemia |
CNPq: | Educação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15059 |
Data do documento: | 18-Jan-2023 |
Aparece nas coleções: | Pedagogia presencial - TCC Graduação |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons