Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15059
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
alexiasilvafernandes.pdf1.26 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Formação docente por meio do Youtube: a preparação dos professores para lidarem com as novas demandas do ensino remoto emergencial (ERE)
Autor(es): Fernandes, Alexia Silva
Orientador: Martins, Elita Betania de Andrade
Miembros Examinadores: Rodrigues, Rubens Luiz
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo principal compreender como foi o processo de busca de formação docente durante o período de pandemia, buscando responder a questão que originou através da minha participação do grupo de pesquisa GESE: “O Youtube foi utilizado como espaço de formação para os professores lidarem com as novas demandas do Ensino Remoto Emergencial (ERE)?”. A metodologia utilizada trata-se de uma pesquisa documental realizada por meio de um levantamento de vídeos mais visualizados dentro da plataforma do Youtube, esses vídeos são os tutoriais mais visualizados voltados para a prática docente, demonstrando o quanto essa tecnologia influenciou o cotidiano desses professores. Ademais, a influência das tecnologias apresentou uma série de aplicativos que estavam ligados a Coalizão da Unesco que proporcionaram a adequação das escolas por meio de criação de salas de aulas virtuais e videoconferência, isso demonstra o processo de privatização da escola e também a promoção da desigualdade em nossa sociedade por meio da implementação do ensino remoto com o viés de cumprir o calendário escolar no ano de 2020. Por fim, diante desse processo de busca realizado pelos professores, a obtenção dos resultados dessa pesquisa demonstrou a ausência de condições de trabalho que muitos docentes enfrentaram e principalmente a precarização do trabalho docente já que muitos não obtiveram suporte da escola e precisaram buscar um meio de formação rápido. Esse processo enfatizou ainda mais a implementação do Youtube nas práticas dos professores e ainda mais conteúdos relacionados a formação/capacitação.
Resumen : -
Palabras clave : Formação docente
Tutoriais
Pandemia
CNPq: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15059
Fecha de publicación : 18-ene-2023
Aparece en las colecciones: Pedagogia presencial - TCC Graduação



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons